Campus e Comunidade

Técnico e KPMG selam parceria estratégica

A empresa de consultoria e auditoria juntou-se esta sexta-feira à Rede de Parceiros do Técnico.

A cerimónia de assinatura do protocolo de adesão da KPMG à Rede de Parceiros do Instituto Superior Técnico, que decorreu esta sexta-feira, 14 de janeiro, ainda nem começara e já eram notórias as linhas de ação comuns e a vontade de construir novos projetos e gerar muita inovação que une as duas entidades.

Depois da conversa informal e animada que antecedeu a assinatura do protocolo, caberia ao presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, proferir as primeiras palavras da cerimónia.  Dando as boas vidas à KPMG à Rede de Parceiros, o docente realçou o valor que o Técnico atribui a estas parcerias. “Se há uma coisa que as pequenas economias abertas como Portugal não podem fazer é desperdiçar o talento”, salientou o presidente do Técnico, que considera crucial que o país consiga aproveitar e valorizar esta geração altamente qualificada. “A fixação do talento passa pela valorização do conhecimento. A única forma de darmos o salto de uma economia de baixos salários é valorizando o conhecimento e a inovação que o país produz e isso passa por uma articulação e ligação forte entre os locais onde o conhecimento e a inovação são produzidos e o tecido económico”, disse.

Referindo que “muito mais do que a componente financeira, a entrada numa rede de parceiros tem a ver com a confiança que existe entre parceiros e relativamente ao que podem ter uns dos outros e retirar desta ligação”, o professor Rogério Colaço fez questão de agradecer à KPMG por confiar no Técnico.

O presidente da KPMG Portugal, Vítor Ribeirinho, vincaria também a importância desta ligação entre as empresas e a academia, assumindo o empenho da sua firma nesta missão e partilhando o orgulho nesta parceria.  “Reconhecemos que o Técnico, é não só a maior e mais conceituada faculdade de Engenharia, Ciência e Tecnologia em Portugal, mas também uma referência internacional, felizmente para nós e para o nosso país. Também somos uma empresa global e gostamos que os nossos parceiros cresçam à nossa dimensão e globalmente”, declarou.

Salientando os desafios crescentes na área tecnológica, o presidente da KPMG anunciou o lançamento de “uma plataforma tecnológica que vai promover e apoiar o desenvolvimento de inovação na KPMG e acessível também aos nossos parceiros, o que quer dizer que podemos estar simultaneamente a desafiar a nossa estrutura interna a aumentar e a promover a inovação, mas também desafiar os nossos parceiros a fazer exatamente o mesmo”.

Vítor Ribeirinho também não esqueceu aquela é uma das maiores e mais recentes conquistas da empresa: a criação de um centro de excelência em low code em Portugal e que, na sua opinião, “é um excelente exemplo daquilo que uma organização em Portugal à escala global pode fazer: atrair talento que trabalhará em várias geografias ao mesmo tempo, a partir de Portugal e a partir de uma empresa portuguesa”.

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços de auditoria, fiscalidade e consultoria. Em Portugal, a KPMG tem escritórios em Lisboa e no Porto e conta com mais de 1000 colaboradores.  A empresa combina abordagens inovadoras com uma vasta experiência fornecendo um serviço de excelência aos seus clientes.

A criação do centro de excelência em low code em Portugal foi anunciada pela empresa no final de 2021. Esta iniciativa é um coinvestimento entre a filial portuguesa e a KPMG global e da mesma deverá resultar a contratação de 200 pessoas ao longo do presente ano.