Thales e Instituto Superior Técnico reforçam parceria

O protocolo que oficializa a permanência da empresa na Rede de Parceiros do Técnico foi firmado esta segunda-feira.

A Thales e o Instituto Superior Técnico renovaram, esta segunda-feira, 19 de julho, o protocolo de cooperação que já ligava as duas entidades. Volvidos 5 anos desde a integração da empresa de sistemas de informação e serviços na Rede de Parceiros, e da qual resultaram diversos projetos conjuntos e a troca de muito conhecimento, as duas entidades decidiram estender e reforçar a parceria numa cerimónia híbrida que decorreu na sala de reuniões do Pavilhão Central.

O discurso do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, revelava o entusiasmo pela prossecução desta aliança. Lembrando o já longo e profícuo histórico de colaboração, o docente aproveitou a oportunidade para agradecer à Thales esta ligação e tudo aquilo em que esta se traduz. “Obrigada por estarem connosco, por serem nossos parceiros, por apoiarem os nossos estudantes, as nossas semanas das carreiras, por ajudaram os nossos alunos a entrar no mercado de trabalho, por os apoiarem com bolsas, e pela partilha de conhecimento”, afirmou.

Philippe Valéry, vice-presidente de Estratégia e Parcerias da Direção Técnica da Thales, juntou-se à celebração através da plataforma Zoom. Realçando a longa tradição de colaboração com parceiros académicos da Thales, o vice-presidente destacou as mais-valias da proximidade às universidades, nomeadamente ao “olhar para as novas tecnologias e a inovação”, mas também na competição pelos jovens talentos. “É muito importante a ligação com Universidades na Europa e em todo o mundo, para atrair novos talentos para as nossas equipas”, afirmou, destacando que esta proximidade acaba por se traduzir numa maior visibilidade junto dos estudantes e por os tornar mais conscientes dos desafios e atividades da indústria.

A relevância desta proximidade aos talentos do Técnico, e que esta parceria fomenta, seria também sublinhada pelo engenheiro João Araújo, presidente do Conselho de Administração da Thales Portugal e também antigo aluno do Técnico.  “A academia e a indústria são fundamentais para todos nós”, disse, lembrando que a ligação entre estes dois polos de inovação é fulcral “para estarmos mais próximos da realidade de um lado e do outro, para sermos cada vez mais eficientes naquilo que promovemos e naquilo que damos a quem precisa de nós”.

Para o futuro que agora se inicia, o engenheiro João Araújo deseja uma “interconexão cada vez mais forte para chegarmos mais longe e para estarmos cada vez mais incluídos no mesmo espírito”. O alumnus partilharia o seu desejo de que a ligação se perpetue por muitos anos, e que a curto prazo a celebração se repita, para comemorar “algo de concreto que tenhamos feito em conjunto e que seja um bom exemplo para a sociedade e para nós próprios”, colmatou.

O primeiro acordo de cooperação entre a Thales e o Instituto Superior Técnico, assinado em dezembro de 2015, tinha como objetivo o desenvolvimento de projetos de investigação em áreas comuns de interesse, incluindo transportes e segurança, levando a oportunidades de benefício mútuo e de transferência de conhecimento. Com esta renovação, e com a experiência adquirida, o compromisso mantém-se e promete dar muito mais frutos.

A Thales é líder global em alta tecnologia, investindo em inovações digitais e tecnologias essenciais – conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica – para construir um futuro mais confiável e seguro, vital para o desenvolvimento de nossa sociedade. Com 81 mil funcionários em 68 países, a empresa oferece soluções, serviços e produtos que ajudam o seu vasto leque de clientes – empresas, organizações e nações – a superar desafios nos mercados de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte e identidade digital e segurança.

O Grupo Thales está presente no mercado nacional através de 2 entidades: a Thales Portugal e a Edisoft. A Thales Portugal desenvolve atividades nos sectores ferroviário e da mobilidade, enquanto a Edisoft desenvolve atividades nos sectores da Defesa, em particular no sector Naval, no Espaço e no sector da Aeronáutica.

Desde 2000, as equipas da Thales Portugal estão presentes em mais de 20 países, operando em projetos de importante dimensão, contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade em países como, por exemplo, Brasil, Turquia e Panamá.