Workshop da Navigator estreita laços da empresa com alunos do Técnico

O Workshop IST Navigator – Student Edition que decorreu na passada quinta-feira, 22 de fevereiro, ficou marcado pelos laços que se encurtaram entre os alunos do Técnico e a The Navigator Company, tal como se pretendia aliás com a sua realização. A sessão organizada pela Área de Transferência de Tecnologia(TT@Tecnico) juntou cerca de doze alunos dos cursos de Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e ainda três representantes da empresa que integra a rede de parceiros do Técnico.

Ninguém melhor para falar sobre a The Navigator Company a alunos da escola do que duas alumnae. Carolina Belchior e Inês Ramos, desempenham atualmente funções na empresa, e foi em torno dessas funções e  da visão inovadora e sustentável da empresa que se desenrolou toda a apresentação.

A primeira pergunta que se impôs aos participantes foi sobre o conhecimento que tinham acerca da companhia. Como resposta foram apontadas as áreas de atuação mais conhecidas: o papel e a biomassa. Apesar das respostas não serem erradas, Carolina frisou “que há muito para além disso”, passando a uma explicação muito prática sobre a abrangência de ação da empresa. “O papel não é branco e vocês vão sair daqui a saber porquê”, dizia Carolina Belchior, antes de enveredar pela explicação de todo processo de produção de papel, trazendo como reforços os componentes químicos utilizados que iam deixando os alunos cada vez mais entusiasmados. Outros assuntos como “a multidisciplinariedade das equipas” e a “responsabilidade social e de sustentabilidade da empresa” foram também colocados em cima da mesa. “De cada vez que nós colhemos nós também plantamos árvores e é importante que as pessoas saibam isso”, soltava Carolina Belchior.

A cargo de Inês Ramos ficou o esclarecimento do programa de trainees da The Navigator Company, do qual faz parte. Também Susana Santos, responsável de recrutamento e seleção, aproveitou a sessão para partilhar algumas das oportunidades que os participantes podem encontrar na empresa, nomeadamente no programa de estágios de verão que a empresa oferece.