Campus e Comunidade

Técnico e Navigator preparados para gerar conhecimento em torno da Indústria 4.0

No último workshop organizado pelo professor Paulo Peças, e em que ambas as entidades estiveram representadas, foi possível perceber alguns projetos comuns que se podem vir a desenvolver.

Decorreu esta quarta-feira, 7 de novembro, o último de uma série de workshops organizados pelo professor Paulo Peças, na sequência de um programa de parceria entre o Técnico e a The Navigator Company e que ultimamente tem tido como foco o desenvolvimento de projetos comuns em torno da Indústria 4.0.  Estes workshops tiveram origem no workshop geral que decorreu no passado mês de  julho.

Depois de explorar a Produção 4.0 e a Energia 4.0, foi a vez de centrar atenções na Manutenção 4.0, numa sessão onde participaram funcionários, professores e também alguns alunos. “Estes workshops têm como intenção fomentar a ligação entre o Técnico e a Navigator e alavancar uma série de iniciativas conjuntas”, começava por frisar o docente do Técnico, responsável por coordenar esta colaboração entre a empresa e o Técnico. A ladear o professor Paulo Peças, estava o engenheiro Pedro Conceição, responsável pela gestão central e coordenação de ativos da papeleira, e que foi apontando alguns dos problemas concretos que a The Navigator Company identificou ao longo dos últimos tempos. “O nosso objetivo é construir uma equipa mista que acompanhe os projetos que definirmos e que colmatem de alguma forma estas necessidades”, explicou.

Os vários representantes da empresa que integra a rede de parceiros do Técnico foram intervindo e explicando quais os focos de ação que podem ser seguidos nesta parceria e que poderão apoiar as várias fábricas da multinacional a fazer face aos desafios da indústria 4.0. Teses de mestrado ou doutoramento, projetos e/ou ações de consultoria que poderão advir desta parceria. No decorrer deste workshop foi possível perceber que não falta recetividade e vontade de inovar de ambas as partes. Recorde-se que a The Navigator Company é membro da rede de parceiros do Técnico, um facto que tem alavancado as iniciativas conjuntas e a colaboração permanente entre as entidades.