Técnico formaliza a criação do Oeiras Valley Space Hub

Formação e desenvolvimento tecnológico na área espacial são os objetivos do acordo entre o Técnico, o Município de Oeiras, o CEiiA e a AED Cluster.

O evento “Técnico lança Oeiras no Espaço” acompanhou e celebrou o lançamento do satélite ISTSat-1 para o Espaço, no dia 9 de julho, no polo de Oeiras do Instituto Superior Técnico. Mas foi também palco da formalização da criação do Oeiras Valley Space Hub, um novo polo tecnológico na área do Espaço, que resulta de um protocolo entre o Instituto Superior Técnico, a Câmara Municipal de Oeiras, o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento) e a AED Cluster. O acordo tem como objetivo unir as competências e esforços de uma universidade, uma associação de empresas, um centro de investigação e desenvolvimento e um município com o propósito de desenvolvimento tecnológico e formação na área espacial.

“As quatro instituições, nas suas áreas e competências de atuação, são complementares e colaboram no sentido de criar competências, formar pessoas e de criar valor na área do Espaço”, salientou Rogério Colaço, presidente do Técnico, destacando que o protocolo é um manifesto de intenções entre as instituições e que têm um impacto significativo na sociedade e no país. “Este acordo é um passo importante na estratégia do Município de Oeiras para se tornar o maior ecossistema de inovação do país, atraindo as melhores ideias e tecnologias, além de estimular a criação de emprego de alto valor”, reforçou.

Como meio de apresentar o potencial de colaboração, formação e valorização do Oeiras Valley Space Hub, o evento contou com duas breves apresentações do CEO da Geosat, Francisco Vilhena da Cunha, e de Joana Mendonça, Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico para a Gestão do Polo de Oeiras. O protocolo celebrado para a criação e dinamização do Oeiras Valley Space Hub contou com as assinaturas do Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, da Diretora Executiva do CEiiA, Helena Silva e do Presidente da AED Cluster Portugal, José Neves.

O evento “Técnico lança Oeiras no Espaço” teve honras de abertura de Rogério Colaço, tendo sido seguido pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais. Seguiu -se um debate intitulado “Como preparar a próxima geração para uma nova era no espaço?”, que reuniu nove oradores: André Dias (CEiiA), Fernando Lau (Técnico), Júlia Martinho (estudante do Técnico / AeroTéc – projeto RED); Moisés Piedade (pioneiro do projeto ISTSat-1 / Técnico), Manuel Santos (Nanosat Lab / Técnico), Pedro Dias (Agência Espacial Portuguesa); Sérgio Barbedo (Thales Edisoft), Zita Martins (Vice Presidente para os Assuntos Internacionais do Técnico), moderado por Pedro Amaral (Vice Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo).

O lançamento do ISTSat-1 foi acompanhado  em direto com ligação à estação espacial em Kourou, na Guiana Francesa, onde se encontravam Rui Rocha e João Paulo Monteiro (Técnico / NanosatLab) e Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa. Para explicar todo o processo de construção do nanosatélite, foi exibido um vídeo documental  seguido de uma apresentação realizada por Carlos Fernandes (Técnico / NanosatLab).

A ocasião contou com a presença do Reitor da Universidade de Lisboa, Luis Ferreira e do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, para o encerramento do evento.

Fotogaleria