O Instituto Superior Técnico inaugurou a 29 de setembro uma nova sala para uso de estudantes dos seus cursos de doutoramento. A iniciativa insere-se no âmbito da Escola Doutoral, criada há pouco mais de um ano, que “tem trabalhado para reforçar a qualidade, a visibilidade e a internacionalização dos programas de doutoramento do Técnico”, como explicou Leonel Sousa, diretor do organismo.
Rogério Colaço, também presente nesta ocasião, referiu que o perfil da instituição tem vindo a mudar. “Durante muitos anos, a marca Técnico era formar engenheiros”, mas na atualidade “mais de 10% dos estudantes são doutorandos”, havendo “mais de 100 defesas [de tese] por ano”. Esta sala pretende também contrariar a “tendência a fazer o doutoramento em clusters”, ao permitir que pessoas de diferentes áreas de estudo se juntem no mesmo espaço. “Que esta inauguração seja simbolicamente o início de um novo caminho”, desejou o presidente da Escola.
“Um dos principais objetivos da Escola Doutoral é criar as condições para que os estudantes de doutoramento formem uma comunidade forte e ativa dentro do Técnico”, confirmou Leonel Sousa. E concluiu: “Se tivesse de dar um nome a este espaço, seria ‘a casa dos doutorandos do Técnico’. É vosso, usem-no e cuidem dele”.
Os estudantes de doutoramento do Técnico serão contactados em breve pela Escola Doutoral com informação sobre as formas de acesso e as normas de utilização da sala.
Estudantes de doutoramento do Técnico têm também encontro marcado nos próximos dias 27 e 28 de outubro, nos PhD Open Days, onde se pretende reunir a comunidade de doutorandos, investigadores e parceiros externos.
Fotogaleria.