Foi inaugurado esta terça-feira, 8 de julho, no Campus Oeiras do Instituto Superior Técnico, o Galp Retail Lab — um espaço que pretende cruzar tecnologia, talento e indústria para explorar soluções para o futuro do retalho energético. No espaço, elementos da empresa e docentes e estudantes do Técnico podem testar em conjunto soluções tecnológicas para estações de serviço, ali simuladas digitalmente.
Na sessão de abertura, João Diogo Marques da Silva, CEO da Galp, sublinhou a importância de aproximar a experimentação da academia, afirmando que “o futuro não é apenas teoria, mas também a capacidade de transformarmos a teoria em casos práticos”. A instalação do Retail Lab num polo universitário representa, segundo o CEO, uma nova fase de colaboração, mais próxima e com impacto real no dia-a-dia da empresa.
Rogério Colaço, Presidente do Técnico, reforçou esta ideia, lembrando que a missão da escola — desde a sua fundação em 1911 — está profundamente ligada à capacitação de pessoas para o desenvolvimento da economia. Destacou o papel das parcerias estratégicas com empresas como a Galp, que considera “exemplar”, sublinhando o valor da reciprocidade institucional: talento e conhecimento de ambos os lados convergem para gerar soluções novas e relevantes.
Esta parceria – também materializada na integração da empresa na Rede de Parceiros do Técnico – tem-se traduzido em múltiplas iniciativas no ecossistema do Técnico, como referiu Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, ao mencionar os prémios TecInnov e os desafios de inovação lançados pela Galp aos estudantes. A colaboração, que descreveu como muito mais do que institucional, assenta numa base comum de ambição e vontade de crescer em conjunto.
Também Joana Mendonça, vice-presidente para Campus Oeiras, recuperou uma visão construída anos antes com colegas da direção, agora concretizada. Referiu que “é preciso coragem para sair das portas das instituições e abrir espaço ao outro” — neste caso, à Galp — para criar soluções em conjunto e desafiar tanto alunos como docentes a envolverem-se em novas ideias e modelos de cocriação.
A apresentação técnica do espaço ficou a cargo de Catarina Ceitil, Chief Information Officer da Galp, que explicou como o Galp Retail Lab replica digitalmente uma estação de serviço, permitindo testar novas soluções tecnológicas de forma segura e contínua. Este laboratório é essencial para garantir que as inovações desenvolvidas não interferem nas operações reais da empresa.
Por fim, Ana Casaca, Global Director of Innovation da Galp, descreveu a relação com o Técnico como um exemplo concreto de colaboração eficaz entre academia e indústria, destacando a agilidade com que ideias se transformaram em realidade e a importância desse dinamismo para o país.
Nuno Pedras, Chief Digital Officer da Galp, trouxe uma nota mais pessoal à sessão, revelando que a criação do laboratório surgiu também de uma necessidade urgente de sair das instalações nas Torres de Lisboa. “Só com uma colaboração próxima e flexível foi possível inaugurar o espaço num tão curto espaço de tempo”, complementou.
Após a inauguração oficial, conduzida por João Diogo Marques da Silva e Rogério Colaço, os participantes visitaram o espaço e assistiram a demonstrações técnicas. O Retail Lab, mais do que um local de testes, pretende vir a ser um ponto de encontro para o desenvolvimento de soluções com impacto direto no setor energético.