A final da 3.ª edição da competição 3 Minutos de Tese (3MT), organizada pela Universidade de Lisboa (ULisboa), contará com 12 finalistas que, no Pavilhão de Portugal, a 22 de maio de 2025, tentarão alcançar um lugar no pódio. Todos os participantes receberão diplomas de reconhecimento de mérito, estando reservados prémios pecuniários de 1000 euros, 2000 euros e 5000 euros para os três primeiros lugares. Cinco dos 12 finalistas são estudantes do Instituto Superior Técnico.
Os candidatos, estudantes de doutoramento da Universidade de Lisboa, deverão explicar o trabalho que estão a desenvolver – importância e impacto – em três minutos e com recurso a um único dispositivo.
Na 1.ª edição do evento, saiu vencedora a aluna do Técnico, Catarina Botelho, com uma apresentação sobre o projeto “Fala” um marcador para a deteção de doença. O terceiro lugar foi também ocupado por um estudante da Escola, Matteu Pisano, que apresentou um projeto que pretende compreender melhor os primórdios do Universo. Na edição do ano passado, o Técnico teve também uma representação na final do concurso.
Antes da competição, os participantes frequentaram um workshop de comunicação de ciência promovido pela ULisboa.
O evento em que se disputará a final é de entrada livre.
Os cinco estudantes do Técnico apurados para a final são:
Ana Carmo – Doutoranda de Engenharia Biomédica no Instituto de Telecomunicações (IT)
Hemaxi Narotamo – Doutoranda de Engenharia Biomédica no Instituto do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Íris Damião – Doutoranda de Engenharia Informática e de Computadores no Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)
Rafael Miranda – Doutorando de Engenharia e Gestão no Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEGIST)
Vicente Garção – Doutorando de Engenharia Biomédica do Instituto de Telecomunicações (IT)