Foi hoje discutido no Técnico, com a presença do Secretário de Estado da Economia, Dr. João Neves, a Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Profª Madalena Alves e a Presidente da Agência Nacional de Inovação, Profª Joana Mendonça, a contribuição das unidades de Investigação do Técnico para as ambições do PRR e para a consolidação do impacto do PRR no tecido sócio económico nacional e competitividade do país.
Dez das unidades de investigação do Técnico coordenam, no Técnico, 24 dos projetos das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, de entre um total de 51 aprovadas. O financiamento global proposto é de 47.549.902,65€ e irá ser aplicado em projetos liderados por empresas nas áreas científicas de Tecnologias e Engenharias de Produção (dez projetos), Energia, Ambiente e Mobilidade (nove projetos), Tecnologias de Informação e Comunicação (três projetos), Materiais e Microtecnologia (um projeto) e Química (1 projeto).
“Os projetos PRR evidenciam bem o papel fulcral que as unidades de investigação do Técnico desempenham na estratégia nacional e na transferência de conhecimento da universidade para o setor privado. Participar em 24 agendas evidencia o potencial do Técnico e a capacidade dos nossos grupos de investigação de se organizarem, criar massa crítica, e abraçar grandes projetos que ambicionam dinamizar a nossa competitividade económica e criar mais e melhor emprego. Os desafios inerentes a estes projetos conseguiram também juntar grupos de investigação de diferentes unidades e explorar sinergias interdisciplinares, o que permitirá maximizar o nosso contributo para os resultados que se pretendem alcançar. As unidades de Investigação do Técnico mostraram bem o quanto conseguem abraçar novos desafios e o quanto necessárias são para a concretização das ambições do país. ”, de acordo com Fátima Montemor, Vice-Presidente do Técnico para a Investigação e Assuntos Internacionais.
As unidades de investigação envolvidas nos projetos PRR são o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), Instituto de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS), Centro de Química Estrutural (CQE), Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN), Instituto de Sistemas e Robótica (ISR | Lisboa), Instituto de Tecnologias Interativas (ITI) e o Laboratório Associado Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID).