Técnico recebe estudantes “de todos os cantos do mundo”

Cerca de 550 estudantes internacionais acabam de chegar ao Técnico. Vieram de72 países e elogiam o prestígio do IST.

“O Técnico é uma escola muito famosa na China e é a instituição de topo em Portugal. Para além disso, a cidade de Lisboa é muito bonita e fica perto do mar”. Estas foram as razões que levaram Chungjun Ouyang, chinês de 22 anos, a escolher tirar um semestre de Engenharia de Telecomunicações no Técnico. Para a italiana Matilde Telmon “o Técnico é a melhor escola em Portugal” e por isso optou pelo IST para estudar Engenharia e Gestão Industrial. Já o brasileiro Rafael Reijman, que veio para o curso de Engenharia Aeroespacial no Técnico, destaca o “prestígio do curso” e a cidade de lisboa “com sol e praia que é muito ao meu jeito”.

Foram também “o bom clima da cidade e a qualidade da universidade” que trouxeram Adela Simickova, de 23 anos, até ao IST vinda da República Checa.  O facto de ser uma das escolas mais bem colocadas nos rankings internacionais foi a principal razão da escolha de Juan Malagón Garcia que veio do México. “No México queremos ser os melhores e por isso queremos estudar nas escolas de topo”, acrescenta.

Vinda diretamente da Índia, a estudante Srilaksmi Gopal, escolheu o IST pelas opções de cadeiras disponíveis, nomeadamente, em políticas públicas da energia.

Estes são apenas alguns exemplos dos “550 estudantes internacionais vindos de todos os cantos do mundo” que escolheram o Técnico este ano letivo, afirmou o professor Luís Miguel Silveira, vice-presidente para as relações internacionais do IST, na sessão de boas-vindas aos estudantes internacionais que decorreu no Centro de Congressos. Uma sala lotada de alunos de 72 países diferentes que “se preparam para o início de uma grande aventura de estudar um semestre ou um ano no Técnico”, acrescentou. “Esperemos que gostem tanto da experiência do Mestrado que escolham o Técnico na hora de fazer o Doutoramento”, acrescentou o Professor Luís Miguel Silveira.

Durante a apresentação aos alunos internacionais, um elemento da PSP que elencou os cuidados de segurança a ter no campus e na cidade destacou que Lisboa é a 5ª cidade mais segura do mundo o que leva 96% dos visitantes a sentirem-se seguros.

No ano letivo passado, Itália, Alemanha, Espanha e Brasil foram os países de origem da maior percentagem de estudantes internacionais a chegar ao Técnico. Em breve estarão disponíveis os indicadores deste ano.