O ambiente num dos Grandes Auditórios do campus Alameda (completamente cheio) refletia expectativa e curiosidade. Entre conversas baixas e olhares atentos, muitos partilhavam sentimentos de ansiedade, mas também confiança no futuro académico dos filhos. “É importante acompanhar esta fase. É bom para crescer, para ganhar ferramentas para a vida adulta. Que não possam desanimar, nós estaremos cá para os apoiar, como estivemos até agora”. As palavras são de Alice Pinhala, mãe de um estudante recém-ingressado no Mestrado Integrado em Arquitetura.
Ao longo de três dias, sempre às 10h, a sessão “Boas-vindas às Famílias” reuniu, pelo segundo ano consecutivo, no auditório pais e outros familiares que, em paralelo com a integração autónoma dos estudantes, foram convidados a conhecer de perto as estruturas de apoio, a vida académica e os espaços centrais do campus Alameda.
Para Sofia Rodrigues, mãe de um novo aluno de Engenharia Mecânica, a sessão foi um momento de projetar expectativas: “Que saia muito bem preparado para fazer da vida o que mais gostar, sem limites de escolha”, partilhou. Sublinhou ainda a importância de encarar a experiência académica como um período de descoberta, para “aproveitar ao máximo e reinventar-se”.
Após a apresentação, os grupos de familiares foram conduzidos numa visita guiada pelo campus. A passagem por salas de estudo, corredores e zonas de convívio permitiu que se aproximassem da realidade quotidiana dos estudantes. “Foi interessante ver onde ele vai estudar e conviver. Dá-nos mais segurança e compreensão do que os nossos filhos vão enfrentar”, referiu Esequiela Abreu, mãe de um novo aluno que ingressou este ano também no Mestrado Integrado em Arquitetura.
E, como em muitas tradições, também no Técnico há quem traga a ‘bênção dos padrinhos’. Foi o caso de Flávio Dinis, novo aluno da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, que contou, neste primeiro dia, com a presença do seu padrinho e alumnus do Técnico, formado em Engenharia de Materiais. “Senti que podia esclarecer dúvidas e partilhar experiências do Técnico. É uma forma de apoiar quem agora começa este percurso”, referiu, destacando a experiência de regressar à Escola através do olhar de quem inicia agora o seu caminho.
O início do ano letivo no Técnico foi também um momento de acolhimento para os familiares dos novos estudantes e respetiva rede de apoio, permitindo-lhes conhecer recursos, aproximarem-se do quotidiano académico e reforçar a ligação com a Escola. As sessões de boas-vindas terminaram com um desejo que apontava já ao futuro: “Até ao Dia da Graduação”.
Todas as informações em: Primeiros Passos no Técnico | Guia Estudar no Técnico.
Reportagem do 1.º dia de acolhimento: “Estávamos à tua espera”: Técnico iniciou três dias de boas-vindas a milhares de novos estudantes
Reportagem do 2.º dia de acolhimento: “Envolvam-se na comunidade”: Segundo dia de acolhimento apresentou núcleos e projetos a novos estudantes do Técnico
Reportagem do 3.º dia de acolhimento: Cerca de 800 estudantes internacionais recebidos no último dia do acolhimento do Técnico