Técnico reconhece e celebra excelência académica

A iniciativa do Conselho Pedagógico vai já na terceira edição e assume-se como reconhecimento da meritocracia dos alunos da Escola, mas também um tributo ao trabalho de toda a comunidade.

Já dizia Aristóteles que “a Excelência é um “hábito”, e no Técnico o seu reconhecimento também o tem sido. Como tal decorreu esta terça-feira, 17 de abril, mais uma edição da cerimónia de entrega dos Diplomas de Excelência Académica. Uma sessão solene, organizada pelo Conselho Pedagógico (CP) onde o esforço e o trabalho prosseguidos pelos melhores alunos do Técnico são reconhecidos, incentivados e celebrados pela Escola.

Coube ao presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, abrir o leque de intervenções. Apesar de não querer estender-se muito, foi com palavras certeiras que vincou “a importância do momento”, deixando bem claro por várias vezes que “a grande força do Técnico resulta da qualidade dos seus alunos, da esplêndida matéria prima que entra nesta ‘fábrica’ ”. Agradecendo o “esforço e a dedicação com ajudam a propagar a qualidade do Técnico, o professor Arlindo Oliveira fez ainda questão de salientar o “ambiente de competição saudável dominante na escola” e “o gosto em aprender e a paixão que domina quem estuda engenharia”. “Acho que os alunos do Técnico tirariam estes cursos mesmo que eles não fossem uma garantia de futuro, e esta é uma realidade ainda mais visível nos bons alunos”, referiu ainda.

Foi depois a vez de Nuno Guerreiro, vice-presidente aluno do CP, e também ele um aluno de mérito, transmitir a sua mensagem repleta de recados de incentivo. “Este é o dia em que se celebra aquilo que de melhor o Técnico tem”, começou por dizer. Frisando a dedicação, resiliência, talento e capacidade de trabalho que caraterizam estes alunos, não hesitou em afirmar que “um aluno do Técnico é um aluno diferente, um aluno do amanhã, e por isso está aqui reunido nesta sala o futuro do país, o nosso futuro”.

“O momento em que estes alunos são reconhecidos como modelos”, foi assim que o presidente do Conselho Científico (CC), o professor Luís Oliveira e Silva, cuja intervenção se seguiu, definiu a circunstância. Lembrando a “exigência que carateriza o Técnico e que quem por cá estudou ou estuda conhece”, um facto que na sua opinião “torna esta excelência ainda mais meritória”. “Estamos aqui a celebrar aquilo que serão os engenheiros da sociedade portuguesa que ainda não existe”, concluiu, arrancando um forte aplauso dos que se reviam no que acabara de dizer.

Por fim, ficaram a cargo da presidente do CP, a professora Raquel Aires-Barros, os agradecimentos e o reconhecimento de todos os envolvidos nesta excelência académica: os alunos, os colegas, as famílias e os professores. A presidente do CP exaltou o trabalho árduo dos alunos para estar entre os melhores, “uma capacidade de trabalho e um mérito que ajudará a criar um futuro melhor, e a levar bem longe o nome do Técnico”.

A cerimónia terminou com a ansiada entrega dos diplomas de excelência e mérito académicos entregues aos cerca de 120 dos 1636 alunos que integram o quadro de mérito do ano letivo 2016/2017, e que servirá de prova e recordação daquilo que tantas vezes lhes foi sendo dito: “vocês são os melhores entre os melhores”.

Galeria de fotos.