Técnico volta a celebrar o Dia Internacional da Mulher com uma edição especial das “Alumni Talks”

Iniciativa que visou incentivar a participação feminina nas áreas tecnológicas e contou com várias alumnae do Técnico que partilharam as suas histórias.

A Sala de Reuniões do Pavilhão Central do campus Alameda do Instituto Superior Técnico voltou a encher para receber mais uma edição da Alumni Talks Women Edition. No dia 8 de março, sete alumnae aceitaram o desafio de regressar ao Técnico para partilhar as suas experiências e desafios enfrentados enquanto mulheres num ambiente predominantemente masculino.

Isabel Dias, vice-presidente do Técnico para a Gestão Financeira, deu início à sessão, reforçando “a importância que as mulheres têm para o Técnico e  a necessidade de as atrairmos cada vez mais para as áreas de engenharia”.

Entre as convidadas estavam Maria Carrilho (alumna de Matemática Aplicada e Computação,responsável pela Transformação E2E no Santander), Marta Sousa e Silva (alumna de Engenharia do Ambiente, Project Manager na Xylem, Inc.), Inês Lynce (alumna de Engenharia Informática e de Computadores, professora no Técnico, presidente do INESC-ID e membro do grupo Gender Balance @Técnico), Sara Guerreiro de Sousa (alumna de Matemática Aplicada e Computação, Innovation Product Manager @ Unbabel Labs & Center for Responsible AI), Lara Próspero (Engenharia Física e Tecnológica, Global Director – L&D Delivery Excellence at Microsoft), Joana Pinto ( alumna de Engenharia Biomédica, Co-founder e CEO na Clynx Health) e Mariana Marques (alumna de Engenharia Aeroespacial, CAMO Engineer na EuroAtlantic Airway).

Inês Lynce, em representação do grupo de trabalho Gender Balance @Técnico, relembrou a importância “que as mulheres têm no equilíbrio do Técnico” e num momento interativo, distribuiu cartões a todas as presentes com a definição de sororidade, um termo que  “apesar de existir no latim e na língua inglesa há muito tempo, apenas recentemente foi introduzido no nosso vocabulário”.

Num momento descontraído, as participantes falaram sobre as suas carreiras, destacando não só os sucessos alcançados mas também os obstáculos superados, num sector onde a igualdade de género ainda é uma meta a ser alcançada.

A encerrar o evento, Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, agradeceu a todas as presentes e referindo: “o Técnico tem muito orgulho em ser capaz de realizar eventos que valorizem as mulheres, especialmente num dia tão importante (Dia Internacional da Mulher)”.

O evento teve como objetivo proporcionar um ambiente aberto a discussões fundamentais sobre a igualdade de género e inclusão nas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), servindo como uma fonte de inspiração para as estudantes presentes.

Fotogaleria.