Campus e Comunidade

U-Multirank atribui nota máxima à ULisboa em 12 indicadores

A Universidade de Lisboa obteve as notas máximas (12 “Muito Bom” e 9 “Bom”) em 21 dos 35 indicadores em que foi avaliada.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) surge em destaque na edição de 2021 do U-Multirank, ao somar a classificação “muito bom” em 12 indicadores e obtendo a classificação “bom” em outros 9.  

Com uma abordagem multidimensional e inovadora, orientada para o utilizador, e distinta dos rankings tradicionais, o U-Multirank, financiado pela Comissão Europeia, classifica as  universidades numa escala de “muito bom” a “fraco”. Os 30 indicadores que definem a avaliação do desempenho das instituições de ensino superior estão  divididos em 5 áreas: ensino e aprendizagem; investigação; transferência de conhecimento; internacionalização; envolvimento regional. 

Dos resultados divulgados esta terça-feira, 21 de setembro,  destaca-se a prestação da Universidade na dimensão da investigação, com  a obtenção de cinco notas máximas (A, equivalente a “muito bom”) nos indicadores: publicações científicas (números absolutos e normalizadas), número de pós-doutoramentos,  receitas externas provenientes da investigação e publicações profissionais. Nos restantes indicadores relacionados com a investigação a avaliação continua a ser de notável, com a ULisboa a somar 4 notas B (Bom). 

 No que toca às restantes dimensões, a Universidade obtém várias notas máximas nos indicadores de ensino e aprendizagem (igualdade de género, taxa de licenciaturas), internacionalização (programas de mestrado em língua estrangeira, mobilidade dos estudantes e publicações com parcerias internacionais), transferência de conhecimento (publicações com parceiros industriais) e Envolvimento Regional (publicações em parceria na região).

Nesta que é a 8.ª edição do U-Multirank foram avaliadas 1945 universidades de 96 países.