ULisboa é a melhor universidade portuguesa no ranking de Taiwan

A Ulisboa foi considerada a melhor universidade portuguesa, com grande destaque para o Técnico na área da Engenharia.

A Universidade de Lisboa consolidou, este ano, a sua posição no ranking de Taiwan, sendo mais uma vez considerada a melhor universidade portuguesa – a nível europeu, ocupa o 79.º lugar (uma subida de seis posições em relação a 2015), e a nível mundial, o 195.º (uma melhoria de 12 posições).

O Técnico, como faculdade de engenharia da universidade, também consolida a sua posição no topo nacional desta área científica. Na Europa, a engenharia da ULisboa ocupa a 17.ª posição.

Dentro da subárea da engenharia, são de realçar os resultados da Engenharia Civil (6.º lugar a nível europeu e 28.º mundial), da Engenharia Mecânica (10.º lugar na Europa e 40.º no mundo) e da Matemática (15.ª posição europeia e 52.ª mundial).

O ranking de Taiwan, desenvolvido pela National Taiwan University, também conhecido como NTU, ou “Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities” é um ranking que procura mostrar a desempenho da investigação científica das instituições através de métodos bibliométricos, utilizando os critérios: produtividade, impacto e excelência da investigação. As principais fontes de informação em que se baseia são a Essential Science Indicators (ESI), Web of Science (WoS) e o Journal Citation Reports (JCR) da Thomson-Reuters.