“Uma bolsa promovida por alunos para alunos”

A Junitec, composta por estudantes do Técnico, atribuiu 3 bolsas de estudo a estudantes que iniciaram agora o seu percurso académico.

O Museu de Engenharia Civil preparou-se para receber 3 novos estudantes naquela que foi a cerimónia para assinatura da atribuição das suas bolsas de estudo, financiadas pela Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (Junitec). Este é sempre um momento de realização para os mecenas. E uma alegria por parte dos alunos que conquistaram uma bolsa, que estão mais do que prontos para receber.

A Junitec nasceu através do Técnico e faz, justamente, a ponte entre a comunidade estudantil do Técnico e o mundo empresarial Português. O grupo de estudantes empreendedores fundou a empresa em 1990 e tem como um dos seus objetivos principais valorizar o estudante universitário, cuja situação social justifique a atribuição de uma bolsa de estudos e que revele um reconhecido mérito académico.

Foram premiados com uma bolsa de estudos através da Junitec os alunos Bernardo Sousa, Daniel Lopes e Nelma Andrade, que não pouparam os agradecimentos efetuados às jovens mecenas, que estiveram presentes em representação da totalidade dos seus 65 membros, todos eles, estudantes do Técnico. O programa de atribuição de bolsas foi articulado com o Núcleo de Desenvolvimento Académico do Técnico (NDA), que acompanhou os alunos em todo o processo.

O professor Alexandre Francisco, vice-presidente para os Assuntos Académicos em representação do Técnico, já é presença habitual nestas cerimónias de atribuição de bolsas, mas considerou a de hoje particularmente especial por ter sido atribuída através de um grupo de alunos a outros alunos e que “decidiram atribuir estas bolsas a alunos que precisam”, indicou. O professor Rui Valadas, coordenador da Licenciatura Bolonha em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI) valorizou e parabenizou igualmente a iniciativa das mecenas.

Maria João Carvalho, presidente da Junitec, referiu que “os fundadores partilhavam a ideologia que ainda hoje partilham. A vontade de fazer mais e ir mais além e conseguir explorar mais as competências dos estudantes” criando a possibilidade de utilizar os conhecimentos aplicados no Técnico, mas também para adquirir novos conhecimentos e terem uma experiência real em contacto direto com empresas e parceiros”, indicando ser sempre essa a base da empresa.

Matilde Pitorra, Secretária-Geral da Direção acrescentou que “a Junitec é importante para os alunos do Técnico porque, não só, mostra um bocadinho o que é o tecido empresarial, como ajuda bastante a conviver com alunos de várias áreas que acabam por ter acesso a muitos eventos e formações necessárias e a toda uma rede de alumni que já passou pela Junitec “, garante.

Para os alunos e futuros alunos que quiserem ter conhecimento sobre as bolsas de estudo existentes e condições de elegibilidade, podem consultar a página do NDA, onde encontram toda a informação necessária para poderem efetuar a sua candidatura.