Uma semana para pensar o futuro

A Semana Empresarial e Tecnológica do Taguspark pretende elucidar os alunos acerca das oportunidades que os esperam no final do curso.

Empreendedorismo, inovação e empregabilidade invadem esta semana o campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico. São várias as empresas presentes na Semana Empresarial e Tecnológica (SET) dispostas a partilhar as atividades, projetos, dinâmicas de trabalho e necessidades de recrutamento. Este é um evento organizado de alunos para alunos, onde as empresas têm muitas palavras a dizer.

O Presidente do Instituto Superior Técnico, o professor Arlindo Oliveira, esteve presente na sessão de abertura do evento, que decorreu esta segunda-feira, dia 13 de março, e destacou a relevância desta semana de atividades por “permitir pensar e perspetivar as oportunidades que o futuro pode trazer”. “Não deixem de ouvir aquilo que as empresas têm para vos dizer”, aconselhou.

O primeiro orador da SET foi Stephan Morais, membro do conselho executivo da caixa capital, e alumnus do Técnico. Um empreendedor que hoje em dia avalia ideias empreendedoras. Ao longo da palestra foi demarcando caraterísticas que destacam um projeto: “é preciso que uma ideia seja única e dez vezes melhor que a anterior, e que ao mesmo tempo abranja o maior número de pessoas possível”. O antigo aluno do Técnico não esconde a paixão pelo que faz, e que lhe permite “todos os dias ver o futuro”. Stephan destacou várias vezes, ao longo da sua intervenção, o peso que sempre tiveram na sua carreira as bases “em termos de pensamento e de gestão” que adquiriu no Técnico. “Não é por acaso que muitas personalidades relevantes da nossa sociedade saíram desta escola”, acrescentou.

A organização da SET junta alunos dos vários cursos do Taguspark. Num curto discurso, João Oliveira, um dos alunos envolvidos afirmou o seu desejo de que os alunos usufruam da atividade: “Não tenham receio, participem apenas e desfrutem”.

A Sonae, a Leroy Merlin, a Thales e a Uniplaces são apenas algumas das empresas que, ao longo dos quatro dias,  estão ao alcance dos alunos do Taguspark. Do programa constam ainda vários workshops, onde truques e dicas acerca do mercado de trabalho serão desvendados.