Uma visita à sala de operações do “Da Vinci Xi”

Os alunos tiveram oportunidade de assistir em direto a uma operação de bypass gástrico.

Entrar numa sala de cirurgia e observar cada detalhe de uma operação de bypass gástrico foi possível aos alunos do Instituto Superior Técnico, esta quarta-feira, 18 de maio.  Como protagonista da cirurgia o sistema robótico “Da Vinci Xi”, um robô que funciona como uma “extensão das mãos e olhos” do cirurgião. A cirurgia liderada pelo Dr. Carlos Vaz foi transmitida em direto a partir do hospital CUF Infante Santo para o Centro de Congressos.

A sessão começou com uma explicação por parte do Professor Jorge Martins, das valências do sistema robótico “desenvolvido de acordo com as necessidades cirúrgicas e inspirado na mão humana”, ia salientando o professor.  A maior rapidez e precisão, a recuperação mais rápida e com menos sequelas, e um menor número de incisões que automaticamente reduz as hipóteses de infeções no pós-operatório, cicatrizes mais pequenas e menos tempo de internamento, são as suas principais vantagens. O poder de ampliação visual a três dimensões permite também que o médico veja detalhes minuciosos, reduzindo por isso a destruição dos tecidos adjacentes à zona operada.

Melhor do que ouvir só mesmo vendo. No grande projetor passa a ser possível ver toda a sala de operações, e o procedimento inicial da operação, imagem que rapidamente é substituída pelo interior do estômago do paciente.  Segue-se a observação em simultâneo do interior do estômago do paciente com as pequenas intervenções dos braços robóticos, assim como as mãos do cirurgião que iam comandando a máquina.

Os alunos durante todo o processo iam colocando questões que o professor Jorge Martins ou mesmo o Dr. Vaz iam respondendo. “O instrumento usado fecha sempre com a mesma força, adaptando-se às caraterísticas do órgão que vamos operar”, ia explicando o cirurgião.

Este sistema foi aprovado nos Estados Unidos em 2000, tornando-se o primeiro a ser usado em salas de cirurgia, e tem sido sucessivamente aperfeiçoado desde então. Esta manhã o “Da Vinci Xi”, serviu de inspiração às centenas de alunos do Técnico, que completamente fascinados iam vibrando a cada intervenção, tirando fotos e comentando a forma como a engenharia tem influenciado o próprio avanço da medicina.