O ano de 2018 traduz-se, desde já, em boas notícias para a Unbabel, uma spin-off do Técnico que através da sua plataforma alia inteligência artificial com pós-edição humana à tradução automática. A startup portuguesa fundada em 2013 por Vasco Pedro e João Graça, investigadores no Técnico, anunciou recentemente a captação de 23 milhões de dólares numa ronda de financiamento Série B, um montante que será investido na expansão internacional e desenvolvimento de produto. A série B de investimento contou com investidores como a Scale Venture Partners, a Notion, a Microsoft Ventures, a Salesforce Ventures, a Samsung Next, mas também a Caixa Capital e a Funders Club.
Conceituadas empresas como a Oculus, EasyJet, Booking.com, Evernote, BuzzFeed, SoundCloud, Trello, Vimeo ou Pinterest compõem o vasto leque de empresas que recorrem aos serviços da Unbabel, permitindo-lhes comunicar em dezenas de línguas diferentes, a baixo custo.
De acordo com o Jornal Público, Nick Nigam, director da Samsung NEXT, uma das empresas que investiu na Unbabel, afirmou que a sua empresa foi atraída pela capacidade da startup para derrubar barreiras geográficas a um preço reduzido. “A Unbabel, com a sua capacidade de baixar cada vez mais o preço por palavra, possibilita uma comunicação sem fronteiras, de maneira profissional, escalável e acessível”, frisou Nick Nigam.
Em setembro, a revista Wired considerou, pelo segundo ano consecutivo, a Unbabel uma das startups “mais sexy” da Europa”.