Campus e Comunidade

Unbabel no lote das empresas mais inovadoras do mundo

A startup que integra a comunidade Spin-off do Técnico foi distinguida pela Revista Fast Company pela sua plataforma de tradução com inteligência artificial.

A Unbabel, uma das startups que integra a Comunidade IST Spin-off, foi eleita como uma das empresas mais inovadoras do mundo em 2020 pela revista tecnológica norte-americana Fast Company.  No ranking elaborado pela publicação, divulgado esta terça-feira, 10 de março, a Unbabel surge em terceiro lugar na categoria “Enterprise”, destacando-se o trabalho desenvolvido pela startup através da sua plataforma de tradução que usa inteligência artificial.

A revista norte-americana realça o sucesso da Unbabel combinando “a velocidade da tradução mecânica com a autenticidade de um falante nativo”, assim como alguns avanços importantes introduzidos pela empresa  em 2019, e que culminaram em vários prémios. A qualidade de tradução automática da plataforma e o apoio fornecido aos “clientes de forma a melhorar a qualidade de suporte ao cliente em todo o mundo”, foram também sublinhadas. Também uma das iniciativas mais recentes da empresa, o AI Moonshot Challenge, que desafia equipas de todo o mundo a resolver problemas ambientais complexos através da Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias espaciais emergentes, mereceu o destaque da Fast Company.

“O ano passado foi completamente transformador para o negócio, com grandes avanços na tradução automática, adoção de produto e adoção por grandes clientes”, afirmou em comunicado o presidente executivo da Unbabel, Vasco Pedro.  Segundo o presidente executivo da startup este reconhecimento significa “a validação” de uma “visão abrangente” da empresa que passa por “disponibilizar o apoio centrado no cliente para todos os clientes em qualquer idioma”.

Recordamos que no final de 2019, a startup foi eleita como a maior scaleup portuguesa em 2019 pelo ranking da aceleradora de startups BGI no relatório sobre o ecossistema português de empreendedorismo.

Uns meses antes, em setembro de 2019, a empresa fechou uma ronda de financiamento ‘Série C’ no montante de 60 milhões de dólares.