“Voltar ao Técnico é voltar ao início de tudo”

A frase é de um dos antigos alunos de Engenharia Química que voltou ao Técnico para o reencontro dos estudantes que terminaram o curso em 1968.

A receção era quase sempre feita com um abraço, ao qual se seguia um rol de deixas que remetiam para as saudades ou os anos que passam para uns e os que parece que não passam para outros, e no caminho até ao próximo cumprimento trocava-se sempre uma qualquer impressão ou memória do Técnico. Foi com muitos destes detalhes, que na última sexta-feira, 15 de junho, se desenhou o encontro dos alumni que terminaram o curso de Engenharia Química do Técnico em 1968.

A motivação maior que trouxe as dezenas de antigos alunos parece óbvia quando questionada: “voltar ao Técnico e reviver pessoas que o marcaram” afirmou o alumnus Luís Louro Vasco, de forma muito semelhante à usada por outros anteriormente. “Vim porque é sempre bom reencontrar os antigos colegas, antigos professores”, dizia por sua vez Rui Albergaria. Maria Cidália Carvalho, também alumna, concorda e não hesita em afirmar que foram estes colegas que a ajudaram a ultrapassar os diversos obstáculos: “A minha vocação era Belas Artes e as opções para as raparigas eram ou Química ou Medicina e então acabei por vir para aqui. Não gostei muito do curso, e as pessoas e a camaradagem serviram para ultrapassar isso mais facilmente”, recorda, prosseguindo de seguida a viagem pelo mural de fotografias que o Departamento de Engenharia Química (DEQ) preparou para o evento, e que permitiu a muitos uma agradável viagem no tempo.

O evento continuou no  Anfiteatro QA, palco de muitas memórias para os presentes. “Retornamos 50 anos no tempo, está tudo tão idêntico”, soltavam diversos alumni, mal ultrapassavam a porta do mesmo. Rui Neves, um dos principais responsáveis pelo encontro fez questão de proferir algumas palavras salientando a importância “desta visita à memória, ao que se conservou e ao que mudou”. “Voltar ao Técnico é voltar ao início de tudo”, referiu. Um prazer e uma honra que se torna mútua para o Técnico, como bem destacaram a presidente do DEQ, professora Teresa Duarte, e a vice-presidente do Técnico para a Comunicação e Imagem, professora Palmira Silva. “Vocês foram muito importantes para o Técnico porque contribuíram para a difusão e excelência da Escola”, frisava a professora Teresa Duarte. “Esta é a vossa casa, e sempre que quiserem voltar lembrem-se disso”, acrescentava a professora Palmira Silva. A visita pelas recordações continuou num roteiro pelos laboratórios e pelo terraço da torre sul, algo que para alguns se revelou uma estreia.