Campus e Comunidade

Workshop da Thales tenta desconstruir o futuro da Mobilidade

Propiciar a troca de ideias, de conhecimento, e quiçá delinear possíveis soluções foram alguns dos objetivos desta iniciativa.

A mobilidade é um dos temas do momento e serviu de mote a uma manhã produtiva de trabalho que juntou docentes, estudantes, representantes da Thales,  e outros profissionais da área. Aliando o conceito à transformação digital que todos temos testemunhado, os vários protagonistas do evento juntaram-se esta terça-feira, 27 de novembro, para de forma colaborativa debaterem soluções de futuro na área dos transportes. Nas cinco mesas espalhadas pelo recinto do Salão Nobre, criaram-se cinco equipas de trabalho que trocaram visões sobre o futuro da mobilidade, delineando respostas para os problemas que foram sendo levantados neste primeiro workshop organizado conjuntamente pela Thales e pelo Técnico.

Antes das dinâmicas de grupo, o engenheiro Miguel Gaspar, vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro da mobilidade teve a oportunidade de inspirar os participantes do workshop com o seu conhecimento na matéria, partilhando os desafios que se avizinham para as cidades, nomeadamente para a capital portuguesa. “Precisamos de uma revolução no conceito da mobilidade”, começava por frisar. Abordando algumas ideias chave que tendem exatamente a evidenciar esta necessidade de mudança, o engenheiro destacava a necessidade de se criarem também novos modelos de colaboração, enfatizando o papel do digital nesta mudança e todas as oportunidades que poderão advir deste novo ecossistema.

Foi depois o momento de, através da orientação do professor Luís Caldas de Oliveira, vice-presidente do Técnico para o empreendedorismo e as relações empresariais, conhecer a heterogeneidade das equipas e mergulhar no trabalho proposto: apresentar soluções construtivas para os problemas identificados. O objetivo passava por “pensar fora da sala”, usando a criatividade e a experiência diversa, colmatando o trabalho da sessão num poster final congregou a melhor solução.  Qual a melhor oferta que pode complementar o atual ecossistema de mobilidade agregando valor, como resolver os conflitos da partilha de informação, como envolver o passageiro na melhoria do serviço de mobilidade e melhorar a sua experiência, ou as ofertas que podem agregar valor à oferta de transporte foram alguns dos tópicos que despertaram a troca de ideias e o pensamento crítico dos participantes.