Xpand IT continua a amplificar apoio aos alunos do Técnico

Esta sexta-feira, mais três novos bolseiros passaram a ser apoiados pela empresa que atua na área das tecnologias de informação.

O mecenato da Xpand IT para com os alunos do Técnico começou há quatro anos. Com o passar do tempo não só o número de bolsas tem aumentado, como o impacto por detrás das mesmas se tem revelado cada vez mais crucial para os estudantes apoiados. Esta sexta-feira, 14 de fevereiro,  passaram a ser quatro os estudantes  beneficiados com as bolsas da “Xpand IT – Missão Aproximar – Educação”.

O vice-presidente para os Assuntos Académicos, professor Alexandre Francisco, presidiu a cerimónia de assinatura dos contratos de bolsas, agradecendo em nome do Técnico o apoio conferido pela Xpand IT. “Estas bolsas são muito importantes para os nossos alunos, porque simbolizam o reconhecimento do seu mérito nesta etapa tão importante da vida deles”, afirmou o docente.

Sendo estas bolsas direcionadas para os  alunos de Engenharia de Informática também o presidente do Departamento de Engenharia Informática, professor José Carlos Monteiro, fez questão de marcar presença na cerimónia, vincando o relevo das mesmas e a forte colaboração do departamento com a empresa mecenas. “Aquilo que tenho percebido ao longo do tempo é que, de facto, para além de dar estas bolsas, há  por parte da Xpand IT um esforço em retribuir aquilo que o Técnico dá à sociedade, tentando diversificar ao máximo a colaboração com o Técnico”, declarou.

Rui Maia, Chief Human Resources Officer (CHRO) da Xpand IT, destacaria exatamente esta vontade na sua intervenção, partilhando que a empresa está a trabalhar no sentido de perceber como pode estender este mesmo apoio a mais vertentes, que ainda que de forma mais indireta, possam ajudar os alunos do Técnico. Lembrando a evolução que o programa de bolsas tem atingido, Rui Maia frisava que “o nosso interesse para com o Técnico, e estes alunos, é genuíno. Queremos de facto retribuir o contributo que o Técnico dá na formação dos nossos jovens, mas também reconhecer o valor dos estudantes”. “Quando forem para o mercado de trabalho, escolham empresas que, tal como a Xpand-IT, façam este esforço e investimento nos nossos jovens, porque esta responsabilidade social é de facto cada vez mais importante”, salientou Rui Maia.

Depois de assinarem os contratos, os novos bolseiros, André Gonçalves, Daniela Castanho e João Simões, fizeram questão de expôr o agradecimento para com o apoio que lhes será prestado pela empresa de tecnologia. “Quando me candidatei a esta bolsa não pensei que fosse conseguir, e estou muito feliz e agradecida por esta oportunidade porque fará diferença no meu percurso”, referia Daniela Castanho. André Gonçalves também frisou a sua gratidão para com“este apoio e confiança que a empresa deposita em nós através destas bolsas”. “Isto acaba por se refletir numa responsabilidade acrescida, que não queremos defraudar as expetativas que existem sobre nós. Espero conseguir retribuir esta confiança no meu valor”, vincou o aluno. Sabendo que se repetiria, mas tendo noção que agradecer a oportunidade é imperativo, João Simões fez o mesmo, estendendo o seu agradecimento ao Técnico “por estabelecer estas parcerias que são tão relevantes para os alunos”. Sara Machado que já usufruía deste apoio, viu a sua bolsa renovada por mais um ano, saudando a empresa por este “apoio que é mais que monetário”. “Isto é um incentivo para nós, porque sentimos que a empresa reconhece o nosso valor e está disposta a apostar em nós, e apoiar-nos como puder, e isso é muito importante”, disse.

Em representação da coordenação da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC), o professor Nuno Mamede manifestou a sua satisfação por ver “que estes alunos se podem preocupar mais com o seu futuro e o ser percurso no Técnico graças a estas bolsas”. “De facto, as questões financeiras, quando são forem menos estáveis, podem prejudicar o rendimento académico destes estudantes, que desta forma se sentem mais apoiados e incentivados para o sucesso”, referiu o docente do DEI.