Ciência e Tecnologia

Professores do Técnico vencem prémio da Instituição de Engenheiros Civis Ingleses

O artigo conjunto acerca de pontes de tirantes valeu-lhes a importante distinção internacional.

Os professores do Técnico José Oliveira Pedro e António Reis, foram os vencedores do o prémio John Henry Garrod King Medal, atribuído pela Institution of Civil Engineers. O artigo “Composite cable-stayed bridges: state of the art”, valeu-lhes a distinção.

Na opinião dos vencedores foi “a capacidade de síntese e a experiência prática para poder opinar sob os desenvolvimentos tecnológicos no domínio” que distinguiu este artigo dos demais. Publicado na revista Bridge Engineering, trata-se de uma apreciação “técnico-científica dos desenvolvimentos ocorridos nas últimas décadas num tipo de obra que reúne potencialidades e perspetivas de desenvolvimento relevantes para a Engenharia de pontes”, expõe o professor José Oliveira Pedro.

Este não é o primeiro artigo conjunto desta dupla de professores, estando “neste momento em fase de conclusão de um livro sobre Projeto de Pontes, a publicar por uma editora internacional, baseado na nossa experiência prática, cientifica e de ensino”, partilham os galardoados.