CMU Portugal abre concurso para atribuir até 8 bolsas de doutoramento

O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) tem aberto a partir do dia 1 de fevereiro de 2024 o seu concurso para atribuição de até 8 Bolsas de Investigação para Doutoramento, uma oportunidade para alunos que queiram ter a experiência de passar 2 anos na Carnegie Mellon University (EUA) e 3 anos em Portugal. No final do Doutoramento, os alunos garantem um grau dual com a atribuição de dois diplomas, um pela Universidade americana e outro pela Universidade parceira em Portugal.

As 8 bolsas de doutoramento enquadram-se nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), áreas de atuação do programa CMU Portugal, e são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os seis programas de doutoramento com candidaturas abertas para o ano 2024/2025 são: Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia de Software, Engenharia de Políticas Públicas, Tecnologias de Língua Falada e Societal Computing.

Os prazos para a submissão das candidaturas para o ano académico 2024/2025 variam consoante as áreas de investigação a concurso:

• 8 de fevereiro para Societal Computing e Engenharia de Software (Software Engineering);
  • 14 de fevereiro para Informática e Tecnologias da Língua Falada;
  • 28 de fevereiro para Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia e Políticas Públicas.

As bolsas contemplam o pagamento integral das propinas tanto na CMU como em Portugal, assim como um subsídio mensal durante o período da bolsa. A duração é de 5 anos (sendo renovada anualmente), dos quais 3 anos serão passados em Portugal e 2 anos passados na CMU.

Mais informações.