Cultura e Desporto

Estudante do Técnico repete pódio no Europeu de Kung Fu

Daniel David, estudante de Mestrado em Engenharia Aeroespacial, representou Portugal no 8.º Campeonato Europeu de Wushu Tradicional e conquistou medalhas de Prata e Bronze.

Daniel David, estudante do Mestrado em Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico, voltou a destacar-se no panorama europeu do Wushu Tradicional (Kung Fu) ao conquistar uma medalha de Prata na categoria Men’s Single Weapon e uma medalha de Bronze em Men’s Tuishou 56–70 kg, no 8.º Campeonato Europeu de Wushu Tradicional. A prova decorreu entre os dias 30 de abril e 5 de maio, em Heraklion, na Ilha de Creta, Grécia, e contou com a participação de atletas de 26 países europeus, distribuídos pelas modalidades de Wushu Tradicional, Sanda Light e Tuishou.

Com um percurso de cerca de 30 anos na prática de artes marciais, Daniel iniciou-se no Kung Fu enquanto estudante no Técnico. “O interesse e paixão pelo Kung Fu surgiu muito cedo e foi-se desenvolvendo de forma natural e bem marcada durante a minha infância, onde pela mão do meu pai fui sendo introduzido ao universo das artes marciais chinesas retratado pelos filmes da era dourada do cinema de Hong Kong”, partilha. No Técnico, aprofundou a modalidade sob orientação do Mestre Wu Xuan, ligado à escola tradicional Chin Woo de Xangai, tendo sido também professor-assistente do Mestre na antiga Escola Kung Fu Técnico da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST).

A representar a Seleção Nacional da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas, o estudante integrou a comitiva portuguesa que alcançou um total de 21 medalhas (2 de Ouro, 10 de Prata e 9 de Bronze). “É um misto de sentimentos mas sobretudo uma honra por poder trazer uma medalha para Portugal e dar um contributo para a nossa modalidade e desporto português”, partilha o estudante que traz boas recordações da Grécia: “O ambiente [da competição] é extremamente intenso e positivo, num universo de atletas enorme, no qual todas as equipas puxam pelos seus atletas e cores nacionais, com gritos efusivos de suporte durante as suas atuações em três dias de competição intensiva”.

A par do percurso desportivo, Daniel concilia a prática de alto rendimento com os estudos no Técnico. “Ambos são percursos a percorrer que exigem uma disciplina férrea de modo a alcançar altos padrões de qualidade na perseguição da excelência”, destaca como desafio ao seu percurso. Nesse sentido a perseverança é tão mais facilitada consoante maior for a resolução para poder implementar esta disciplina e alcançar os respectivos objectivos”, afirma, sublinhando também o papel da Instituição neste equilíbrio: “Nesta equação é fulcral ainda o apoio e compreensão que os professores e selecionadores nos dão e sobretudo o apoio extra desta nossa instituição que é o Técnico, em proporcionar a possibilidade de realização de épocas especiais e/ou extraordinárias”.

Depois de ter obtido uma medalha de Bronze no 19.º Campeonato Europeu de Wushu, em 2024, Daniel David mantém o foco em continuar a progredir nas duas vertentes da sua vida. “O objectivo transversal em ambas estas carreiras é o de aperfeiçoamento e especialização”, sublinha. “Na realidade académica de uma forma mais imediata poder concluir o Mestrado e depois poder alcançar uma especialização no sector aeroespacial. De um modo geral preparar-me o melhor possível, perseguir a excelência para poder servir melhor.”