Candidaturas

Curso de Especialização – ‘Structure Determination’

Candidaturas abertas até 13 de fevereiro 2023.

O curso em “Structure Determination” constitui uma oportunidade de adquirir valências multifacetadas sobre diferentes técnicas de ponta, utilizadas para resolver problemas de elucidação estrutural.

Funcionamento

Data Início: 27 fevereiro, 2023
Data Fim: 4 abril, 2023
Horário: 2ª e 5ªfeiras, 18h00/19h30
Preço: 735€
Formato: Online
Duração: 22h
*Candidaturas abertas até fevereiro 13, 2023
**A sessão de dia 1 de abril, sábado, será das 9h30 às 18h00, e será presencial

Mais informações e candidaturas.

A ‘caraterização estrutural’ é transversal a diferentes áreas da ciência, incluindo química, materiais e física, e permite obter informação fundamental para diversos estudos, com diferentes aplicabilidades. O processo de elucidação estrutural é frequentemente baseado no uso complementar de mais do que uma técnica.

No final do curso, será capaz de executar tarefas de elucidação estrutural de uma melhor forma, bem como decidir qual a melhor técnica ou conjunto de técnicas que melhor se aplica para a resolução dos seus problemas, seja em meio académico, ou em meio empresarial.

Este curso segue um modelo de flipped classroom, em que os formandos adquirem conhecimento teórico através de vídeos e aprofundam esse conhecimento de uma forma prática e hands-on em sessões síncronas, dadas por especialistas. Os formandos terão contacto com diferentes instalações, equipamentos e procedimentos.

Objetivos

• Conhecimentos teóricos de cada técnica: ressonância magnética nuclear (RMN) de sólidos e solução, espetrometria de massa (MS), espectroscopia vibracional (infravermelho e Raman) e difração de raios-X em pós e monocristal;
• Obtenção e interpretação da informação gerada por cada uma das técnicas;
• Conhecimentos dos requisitos experimentais e limitações das técnicas;
• Integração da informação obtida pelas várias técnicas.