Ciência e Tecnologia

Estudantes de doutoramento do Técnico destacados em competição de “ideias de negócio nascidas da ciência”

Os estudantes foram laureados no âmbito da BfK Ideas, uma competição que “reúne ideias de negócio ‘nascidas do conhecimento’ científico e/ou tecnológico”.

Isabel Neto e Francisco Calisto são estudantes de doutoramento do Instituto Superior Técnico. Filipa Rocha é alumna, investigadora e professora assistente convidada da Escola. A 16 de novembro, os três foram destacados na Born from Knowledge Ideas, uma competição promovida pela Agência Nacional de Inovação que dá destaque a estudantes e investigadores cujos projetos assentem em ideias de negócio “nascidas do conhecimento científico e/ou tecnológico”.

Filipa Rocha e Isabel Neto venceram a categoria ‘Transição Digital’ e Francisco Calisto conquistou a segunda posição na categoria ‘Saúde, Biotecnologia e Alimentação’.

Com o projeto ‘Sistemas de Programação Tangíveis e Acessíveis Baseados em Blocos’ (BATS, na sigla inglesa), Filipa Rocha e Isabel Neto pretendem desenvolver uma ferramenta educativa para crianças com deficiência visual. O BATS utiliza uma linguagem de programação baseada em blocos com ícones tridimensionais, na qual os utilizadores criam sequências de instruções arrastando e soltando esses blocos, assim controlando movimentos e funções de fala de um robot. O protótipo deste projeto já foi testado remotamente com cinco famílias de crianças entre os 6 e os 12 anos e com deficiência visual.

Francisco Calisto apresentou o projeto BreastScreening-AI, uma iniciativa de start-up que visa melhorar a eficácia de rastreios de cancro da mama, recorrendo à inteligência artificial (IA) para uma deteção mais precisa em estágios mais tratáveis e precoces. Através destas tecnologias, pretende-se facilitar as tarefas de profissionais de saúde como radiologistas, sublinhando a importância da IA no avanço da saúde e biotecnologia.

Os três estudantes desenvolvem estes projetos sob a alçada de várias unidades de investigação associadas ao Técnico. Filipa Rocha insere-se no Instituto de Tecnologias Interativas (ITI), uma dessas unidades, sendo aluna de doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Isabel Neto realiza o seu doutoramento no Técnico, inserida no ITI e no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC ID), através do laboratório Group of AI for People and Society (GAIPS). Por sua vez, Francisco Calisto desenvolve o seu doutoramento no Técnico através do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), a par também do ITI.