Formação da ULisboa para Estudantes

Inscrições até 30 de março.

A Universidade de Lisboa anuncia a realização de 5 workshops online dirigidos a todos os estudantes, em parceria com docentes da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação.

A frequência dos seguintes workshops está sujeita a inscrição, entre 23 e 30 de março 2021, tendo o custo associado de 10€ (dez euros).

Métodos de Estudo: organização, planeamento e estratégias

• Resumo: Gestão do tempo; controlo de distratores internos e externos; estratégias de otimização dos períodos de estudo.
  • Destinatários: Estudantes de 1.º ciclo da Universidade de Lisboa
  • Calendarização: 6 de abril | 15h – 18h

Planeamento do trabalho e organização pessoal: Gestão do tempo e autorregulação da ansiedade às avaliações

• Resumo: Mitos, variáveis pessoais e comportamentos associados aos problemas de gestão de tempo; estratégias de planeamento e organização pessoal na gestão do tempo. Ansiedade às avaliações – fatores explicativos, recursos e estratégias de regulação da ansiedade às avaliações.
  • Destinatários: Estudantes de 2.º ciclo da Universidade de Lisboa
  • Calendarização: 6 de abril | 10h00 – 13h00

Métodos de trabalho: planeamento estratégico, execução e autorreflexão no processo de escrita

• Resumo: Refletir sobre o tema e o problema a investigar, bem como as questões de investigação, e que contributos trazem para a ciência. Identificar as variáveis em estudo, como vão ser recolhidos, organizados e analisados os dados. Perceber que competências e recursos são necessários para desenvolver este processo. Refletir sobre formas de interpretar os resultados e quais as implicações práticas. Planear, monitorizar e autorrefletir sobre o processo de escrita.
  • Destinatários: Estudantes de 3.º ciclo da Universidade de Lisboa
  • Calendarização: 9 de abril | 10h00 – 13h00

Workshop Apreciar a Arte … Apreciar a vida – Estratégias Psicológicas para Aumentar uma Experiência Positiva

• Resumo: O workshop tem por objetivo desenvolver nos participantes a competência de aumentar as suas experiências positivas de apreciação da arte, assim como da vida em geral, de modo a que possam ampliar o seu bem-estar, contribuinte da sua adaptação e sucesso académico na Universidade.
  • Destinatários: Estudantes de qualquer ciclo de estudos da Universidade de Lisboa
  • Duração: 4 horas | 2 sessões de 2 horas
  • Calendarização: 17 e 18 de maio | 17h00 – 19h00

Software de apoio à investigação

• Resumo: A investigação inerente ao Doutoramento envolve vários processos e momentos que podem beneficiar do uso de software de apoio à investigação. Esta ação centra-se no uso de software para gestão de referências bibliográficas e processo de revisão de literatura, assim como para tratamento e análise de dados qualitativos.
  • Estrutura da Formação:
    • Desenvolver competências de utilização de software de gestão de referências;
    • Desenvolver competências de utilização do software NVivo, tais como apoio à revisão de literatura e à transcrição de áudios e vídeos;
    • Desenvolver competências de análise, interpretação e apresentação de dados qualitativos com recurso ao software NVivo.
  • Destinatários: Estudantes 3.º ciclo da Universidade de Lisboa
  • Duração: 8 horas | 4 sessões de 2 horas