Há um mês atrás, o professor Manuel Pinheiro afirmava que a participação da equipa do LiderA2SMT no Lab2Market@Técnico tinha como objetivo “transformar o protótipo do ponto de vista do mercado”. Quem viu a apresentação da equipa na sessão de encerramento do programa de aceleração de inovação do Técnico, esta terça-feira, 27 de março, percebeu que o objetivo foi cumprido com todo o sucesso.
Na sessão que encerra esta primeira edição do Lab2Market@Técnico os três projetos que a integraram – LiderA2SMT (LiderA to Sustainable Management of Tourism in Urban Area), Biklio (Bike with benefits) e ECities (Smart Cities to developing countries) – tiveram oportunidade de apresentar os resultados do trabalho intensivo que realizaram com o apoio dos mentores, perante o painel de jurados, composto por 8 representantes das duas empresas que se juntaram ao Técnico na iniciativa, a Everis e a i-deals.
De forma distinta, os resultados da formação e da tutoria iam-se notando à medida que as apresentações avançavam, sendo as diferenças em relação aos primeiros dias do programa exponenciais. Metas de ação e de mercado bem delimitadas, planos de negócios rigorosos e vídeos promocionais iam evidenciando a evolução notável de cada projeto. Também a avaliação do júri contemplou o elogio do trabalho investido assim como a clara qualidade dos projetos.
A LiderA2SMT é uma “plataforma para desenvolver destinos turísticos sustentáveis. Assenta num “sistema de avaliação que identifica quais as potencialidades daquele destino, identificando o que está em falta para que o destino seja bom do ponto de vista ambiental, do ponto de vista económico e ainda social”, referia o professor Manuel Pinheiro, líder da equipa multidisciplinar. Referindo que o mercado do turismo sustentável está “em claro crescimento”, a equipa apresentou ao painel de jurados a estratégia de mercado, as fases de ação da mesma, o público alvo e o investimento previsto. No final além das críticas construtivas, houve lugar a diversos elogios, troca de ideias e de conselhos, sendo realçado “o potencial da ideia no caminho que Portugal ainda tem que percorrer nesta área”. O cenário repetiu-se na apresentação dos restantes projetos, imperando no final da sessão a satisfação face ao crescimento e potenciais ligações que o Lab2Market@Técnico fomentou.
Recorde-se que apesar de haver iniciativas semelhantes, esta foi a primeira vez que este programa, da responsabilidade da Área de Transferência de Tecnologia do Técnico, assumiu esta amplitude, contemplando quer formação quer o apoio de mentores que, durante cerca de 250 horas, auxiliaram os projetos inovadores do Técnico na adaptação do produto/serviço ao mercado.