Ciência e Tecnologia

Prémio de Mérito McKinsey – Estudantes do Técnico distinguem-se em Matemática Computacional

Além do vencedor do prémio, Eduardo Guerreiro, estudante da Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, foram também atribuídas duas menções honrosas a estudantes de Engenharia Aeroespacial.

Eduardo Guerreiro, estudante de Matemática Aplicada e Computação no Instituto Superior Técnico, é o vencedor do Prémio de Mérito McKinsey em Matemática Computacional 2022/2023, no valor de 1.600 euros. O estudante viu, numa cerimónia realizada a 14 de novembro, ser-lhe reconhecida classificação final de 20 valores nesta Unidade Curricular. Também Guilherme Soares e Manuel Santos, ambos estudantes de Engenharia Aeroespacial, foram distinguidos com uma menção honrosa pelo desempenho exemplar na disciplina. O Prémio de Mérito McKinsey em Matemática Computacional visa reconhecer a excelência do percurso académico de estudantes do Técnico, na Unidade Curricular de Matemática Computacional.

Rogério Colaço, presidente do Técnico, considera que este tipo de iniciativas “liga o Técnico à sociedade, trazendo a realidade da indústria à comunidade do Técnico e permitindo que os estudantes tenham casos reais para trabalhar em contexto de aula”. 

Quando questionado pelo Presidente do Técnico quanto ao “porquê [d]a escolha de Matemática Computacional para Prémio de Mérito”, Martim Mello, gestor de projeto da McKinsey, explicou a relevância que a empresa confere a esta unidade curricular. Justificou a decisão através “das competências base, da forma de pensar, da forma de raciocínio lógico e da abordagem à resolução de um problema”. Destacou, ainda, a importância do desenvolvimento de soft skills porque “ter 20 é muito bom mas também interessa o que somos no final do dia, na equipa”.  

Eduardo Guerreiro recebeu o prémio com entusiasmo. “A cadeira, de certa forma, foi muito interessante. Trata-se de uma área com a qual ainda não tinha tido muito contacto, mas revelou-se muito interessante”. 

Houve, igualmente, um reconhecimento do trabalho dos professores que, tal como referiu Martim Mello da McKinsey, “acabam por ser a base, a fonte de energia que permite gerar e alicerçar as capacidades dos estudantes, para obter estes resultados que são impressionantes”. Este prémio, para além da componente destinada ao estudante vencedor, inclui uma componente de doação para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da UC de Matemática Computacional, no valor de 1.070 euros, atribuído ao Departamento de Matemática. 

Em representação do referido departamento esteve Ana Silvestre, professora de Matemática Computacional, que salientou a importância deste donativo, um apoio financeiro que servirá, por exemplo, para a contratação de monitores e assistentes convidados para o acompanhamento das aulas práticas de desenvolvimento de projetos computacionais.