Arlindo Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico, é o vencedor da primeira edição do Prémio Carreira Galp-Academia de Engenharia, criado para distinguir personalidades que tenham contribuído para o prestígio e afirmação da engenharia portuguesa.
O atual presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC) e anterior presidente do Técnico (entre 2012 e 2019) destacou-se num Prémio que tem como critérios principais a relevância social e económica da carreira do distinguido e a dimensão de excelência da sua atividade de engenharia. O prémio, no valor de 10 mil euros, será entregue em data e local a anunciar pelos promotores do mesmo – Galp e Academia de Engenharia.
O júri do prémio é presidido por Sebastião Feyo de Azevedo, presidente da Academia de Engenharia, e conta com personalidades dos setores da energia como Eduardo Marçal Grilo, João Paulo Oliveira e Maria da Graça Carvalho, pela Academia de Engenharia, e Georgios Papadimitriou, Ana Casaca e Manuel Andrade, representantes da Galp.
Nota biográfica
Arlindo Oliveira nasceu em Angola e viveu em Moçambique, Portugal, Suíça, Estados Unidos (Califórnia e Massachusetts) e Japão. Tem uma licenciatura pelo Instituto Superior Técnico e um doutoramento pela Universidade da Califórnia em Berkeley. É professor catedrático do Técnico, presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC), administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Consultivo do Painel de Ciência e Tecnologia do Parlamento Europeu (STOA). Publicou quatro livros, traduzidos em diversas línguas, e centenas de artigos científicos e de divulgação. Foi administrador de diversas empresas e instituições e presidente do Técnico, da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e do INESC-ID. Foi diretor do nó português da rede europeia de dados biológicos ELIXIR, professor visitante no MIT e da Universidade de Tóquio, e investigador do CERN, do INESC, dos Cadence Research Laboratories e do Electronics Research Lab em Berkeley. É membro da Academia da Engenharia e membro sénior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Recebeu diversos prémios e distinções, entre os quais o prémio Universidade Técnica de Lisboa / Santander por excelência na investigação, em 2009. No Instituto Superior Técnico, leccionou, entre outras, as disciplinas de Fundamentos da Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Análise e Síntese de Algoritmos, Aprendizagem Automática, Arquitectura de Computadores, Biologia Computacional e Algoritmos Avançados.
Em novembro de 2023, partilhou com a comunidade do Técnico uma Mastertalk sobre inteligência artificial, aprendizagem automática e bioinformática.