Ciência e Tecnologia

Ranking USNews: Técnico coloca ULisboa como segunda melhor da Europa em Engenharia Civil

O Best Global Universities Subject Rankings da US News posicionou a Universidade de Lisboa como a 20.ª melhor da Europa na área da Engenharia.

A área de Engenharia Civil, da Universidade de Lisboa (ULisboa), é a segunda melhor da Europa, de acordo com o ranking da US News Best Global Universities Subject Rankings. A nível mundial ficou em 34.º lugar entre 250 instituições. O Técnico é a escola da ULisboa responsável pela investigação e ensino neste campo da Engenharia.

Quanto à área de Engenharia, no geral, a ULisboa posicionou-se na 20.ª posição no contexto europeu e no 126º lugar a nível global, entre as 999 instituições classificadas.

A ULisboa foi a única instituição portuguesa a ser classificada em Inteligência Artificial e Recursos Hídricos, áreas para as quais o Técnico também contribui. Pela primeira vez, este ranking considerou o setor da Ciência e Tecnologia Verde & Sustentável, com a ULisboa a ocupar a 9.ª posição a nível europeu.

A ULisboa lidera o panorama nacional universitário em diversas áreas de atuação do Técnico como Inteligência Artificial, Engenharia Química, Química, Engenharia Civil, Ciências da Computação, Energia & Combustíveis, Engenharia, Geociências, Ciência e Tecnologia Verde & Sustentável, Matemática, Física, Ciência Espacial e Recursos Hídricos.

Este ranking, baseado em dimensões de investigação, foi divulgado no final de junho e contemplou 13 indicadores: reputação global da investigação, reputação regional da investigação, publicações, livros, conferências, impacto normalizado das citações, total de citações, publicações entre as 10% mais citadas, percentagem de publicações entre as 10% mais citadas, colaboração internacional, colaboração internacional relativa ao país, artigos entre os 1% mais citados e percentagem de publicações entre os 1% mais citados.