Ciência e Tecnologia

Recursos de computação avançada disponíveis para professores e investigadores do Técnico

O Centro de Competências e Visualização em Computação Avançada do Instituto Superior Técnico é um dos cinco facilitadores a nível nacional que pretende apoiar novos utilizadores que não tenham experiência com computação de alto desempenho.

Os professores e investigadores doutorados do Instituto Superior Técnico podem solicitar recursos de computação avançada através do programa “HPCvLAB”, o Laboratório virtual de HPC (acrónimo internacional de Computação de Alto Desempenho) da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA).

O programa HPCvLAB tem como objetivos principais apoiar novos utilizadores que não tenham experiência com computação de alto desempenho e dar acesso a recursos de HPC a professores / investigadores e aos estudantes de mestrado e doutoramento sob a sua orientação. Por outro lado, os utilizadores com experiência prévia com computação de alto desempenho são encorajados a concorrer às chamadas regulares da RNCA.

Este projeto-piloto apoia-se em recursos de cinco centros de competência de Lisboa (do Instituto Superior Técnico), Vila Real, Aveiro, Covilhã e Faro. Os interessados devem contactar um destes centros e requerer acesso gratuito aos recursos HPC, tendo o apoio necessário para aprender a utilizar e tirar partido destes mesmos recursos. Esta iniciativa está alinhada com a missão da RNCA e do projeto EuroCC2, de que o Técnico é também parceiro, que tem como objetivo impulsionar o conhecimento no domínio da computação de alto desempenho na Europa.

A informação do Técnico sobre recursos para computação avançada está também disponível online e será atualizada à medida que novos recursos forem colocados à disposição da Comunidade.

Formulário de solicitação de acesso