Ciência e Tecnologia

Rostos do Técnico integram o livro que homenageia as mulheres na ciência

A obra foi lançada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e reúne fotografias de 109 investigadoras e os testemunhos na primeira pessoa acerca da paixão que orienta o que fazem.

Ao folhear as páginas do livro “Mulheres na Ciência”, lançado no dia 8 de março, no Pavilhão do Conhecimento, encontramos várias caras familiares do Técnico. São 21 as docentes, investigadoras e alumnae da Escola que merecem destaque na obra que apresenta as caras que têm marcado a investigação científica – tanto a nível nacional como internacional -, através de fotografias a preto e branco e com breves, mas intensos testemunhos, das 109 cientistas portuguesas que a compõem.

No ano passado numa ida ao Pavilhão do Conhecimento, Carinha Crucho, investigadora do Centro de Química – Física Molecular (CQFM) do Técnico , cruzou-se com a versão digital do livro Mulheres na Ciência, que está em exposição permanente. “Na altura pensei descontraidamente: um dia vou estar neste livro”, recorda. Menos de um ano depois foi uma das caras escolhidas para integrar a obra. “Foi com surpresa e entusiasmo que recebi o convite. É sem dúvida motivo de orgulho, estar entre várias gerações de mulheres cientistas, algumas das quais admiro e que fizeram parte do meu percurso académico. Para além disso,  fica como que um registo do meu caminho na investigação científica”, assinala a investigadora. O mesmo orgulho invade outra das protagonistas do livro com ligação ao Técnico, a docente do Departamento de Física (DF), a professora Susana Cardoso Freitas.

Esta é segunda edição do livro editado pela Ciência Viva – Agência Nacional para Cultura Científica e Tecnológica, depois de, em 2016, tem sido lançado um trabalho idêntico com as fotos e os testemunhos de 137 investigadoras. Da Biologia à Matemática, da Química à Física ou da Engenharia Mecânica à Informática, há muitas caras conhecidas para descobrir e inspirar, tais como as alumnae Maria Da Graça Carvalho e Manuela Veloso ou as docentes Teresa Heitor e Zita Martins. O trabalho fotográfico – que acompanha e personaliza os testemunhos- ficou a cabo de Augusto Brázio, Gonçalo F. Santos, Rita Carmo e Rodrigo Cabrita. A Ciência Viva presta desta forma homenagem às mulheres cientistas portuguesas, que representam 45% do total de investigadores no nosso país e cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso da Ciência e a Tecnologia.

Para a investigadora Carina Crucho, este livro é uma forma de dizer “Nós estamos aqui”. “As mulheres fazem parte do mundo científico, assim como os homens, e todos somos importantes para criar a maior diversidade possível de ideias e fazer avançar o conhecimento científico. Sempre existiram mulheres na ciência, embora a História se tenha encarregado de as ocultar”, vinca. A professora Susana Cardoso Freitas concorda, mas relembra que “há muitos nomes escondidos do público que são igualmente poderosos a uma escala mais local, e que são essenciais ao ecossistema científico”. “Percorrendo os testemunhos e fotos das cientistas das diversas áreas do saber, vemos uma simplicidade e brilho nos olhos, típicos de quem procura realizar as ideias com o coração”, realça a docente.

“O que me motiva é a possibilidade de virar tudo do avesso, até as moléculas!”, pode ler-se no testemunho de Carina Crucho na obra “Mulheres na Ciência”. A foto que acompanha o mesmo ajuda a corroborar esta paixão.  “As mulheres cientistas existem e não estão rodeadas de fumo, de cabelo em pé e com ar enfadonho. São mulheres como as outras. Quero que as jovens percebam que a coisa mais importante e que é nossa e que podemos ter, é conhecimento, e com conhecimento podemos ir para qualquer lado e fazer o que quisermos”, declara a investigadora do CQFM. E algumas delas além de caminharem pelos corredores do Técnico podem ser descobertas na versão digital da obra.