Ciência e Tecnologia

Técnico alcança primeiro lugar europeu do ranking de Xangai em Engenharia Naval e Oceânica

Após alguns anos no top 3 europeu do ramo, a Escola conquistou o lugar de topo na edição de 2023.

O Instituto Superior Técnico alcançou o 1.º lugar europeu e 4.º lugar mundial no ranking de Xangai, no ramo da Engenharia Naval e Oceânica, inserido na Universidade de Lisboa (ULisboa). Nos últimos anos, a Universidade vinha a ocupar a segunda e terceira posições a nível europeu nesta área científica, conseguindo alcançar o lugar cimeiro na edição de 2023. Para além deste resultado, a ULisboa obteve a sua segunda melhor classificação em Engenharia Civil, com um 7.º lugar europeu (36.º a nível mundial).

No que concerne a outros ramos da Engenharia com expressão no Técnico, a ULisboa posicionou-se entre o 151.º e o 200.º lugar em Engenharia Mecânica e em Recursos Hídricos. Ocupa também uma posição no intervalo 201-300 nas disciplinas de Engenharia do Ambiente, Engenharia Eletrotécnica, Instrumentação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Computadores e Engenharia Química, destacando-se também Biotecnologia no top 400 e Engenharia dos Materiais no top 500.

Em áreas de Ciências Naturais, a universidade posiciona-se no 37.º lugar mundial em Oceanografia, estando também entre a 101.ª e a 150.ª posição a Física, no top 200 em Ciências da Terra e no top 300 a Matemática.

Este ranking avalia o desempenho de universidades a nível mundial em 55 áreas diferentes, cingindo-se a instituições que tenham publicado um número mínimo de artigos, variável consoante a área de estudo, durante o período 2018-2022. Os dados são obtidos através das plataformas Web of Science e InCites.

A pontuação do desempenho das instituições inclui, entre outros, o volume de produção científica, o nível de influência dessa investigação, o número de colaborações internacionais, a qualidade da investigação e a receção de prémios académicos internacionais.

Mais informação sobre a elaboração do ranking pode ser encontrada no website do ranking de Xangai.