Ciência e Tecnologia

Técnico contribui novamente para 1.º lugar nacional da ULisboa em ranking temático

A edição de 2024 do QS World University Rankings by Subject voltou a colocar a ULisboa como instituição nacional cimeira na área de ‘Engenharia & Tecnologia’.

Conhecidos os resultados do QS World University Rankings by Subject referentes a 2024, a Universidade de Lisboa (ULisboa) surge no primeiro lugar enquanto instituição de ensino superior portuguesa na área ‘Engenharia & Tecnologia’, área onde o Instituto Superior Técnico contribui largamente para o desempenho desta universidade.

ULisboa subiu do 335.º lugar obtido em 2023 para o 266.º lugar, entre as 1559 instituições de ensino superior (IES) que figuram na edição deste ano do ranking. Considerando os ramos científicos em que o Técnico apresenta maior relevância para os resultados da universidade, a ULisboa obteve as suas posições mais elevadas nas áreas da ‘Engenharia Petrolífera’ (no intervalo de posições 51-100), da ‘Arquitetura e Ambientes Construídos’ (no intervalo 101-150) e na ‘Engenharia Elétrica e Eletrónica’, ‘Engenharia Civil e Estrutural’, ‘Engenharia Química’ e ‘Engenharia Mecânica’ (no intervalo 151-200).

A ULisboa surge ainda destacada em áreas igualmente relevantes para o Técnico como ‘Engenharia e Tecnologia’ (na 195.ª posição), ‘Ciências Biológicas’ e ‘Ciências Ambientais’ (no intervalo 201-250) e nas ‘Ciências de Materiais’ e ‘Ciências de Computadores e Sistemas de Informação’ (no intervalo 251-300).

As classificações foram publicadas a 10 de abril e ordenam as IES por disciplinas individuais em função de cinco critérios – ‘reputação académica’ indicada pelas respostas de membros do meio académico, ‘reputação entre empregadores’, ‘citações por artigo’, o indicador de produtividade e impacto ‘h-index’ e o índice ‘International Research Network’, que “reflete a capacidade de uma instituição para diversificar a geografia da sua rede de investigação internacional”, segundo o site do ranking.

O QS World University Rankings by Subject é elaborado pela empresa de análise Quacquarelli Symonds (QS) em parceria com a editora científica Elsevier. A edição de 2024 destes rankings incorpora 55 disciplinas individuais divididas por cinco áreas gerais do conhecimento.