Candidaturas

Curso de Especialização “Digital Business Development” (parceria Técnico+/bolsas Santander Tecnologia)

As candidaturas decorrem até 6 de dezembro de 2021.

O Técnico+, escola de formação pós-graduada avançada e profissional do Instituto Superior Técnico, e o Banco Santander lançaram a primeira edição do curso de especialização “Digital Business Development”, que irá atribuir bolsas de estudo a 1.000 formandos.

O curso tem como objetivo dotar os seus participantes acerca dos conhecimentos necessários para a criação dum negócio digital, abordando as principais tecnologias e metodologias para desenvolver novos modelos de negócios digitais.

O curso terá início a 10 de janeiro de 2022, no formato online, e será lecionado ao longo de 17 semanas, terminando a 22 de maio de 2022.

Público-alvo: todos os interessados de nacionalidade portuguesa ou brasileira, com mais de 18 anos, que pretendam expandir os seus conhecimentos em modelos de negócios digitais.

As candidaturas decorrem até 6 de dezembro de 2021.

Para Miguel Mira da Silva, Coordenador do curso e professor associado no Departamento de Engenharia Informática do Técnico, este curso é “para todos os que estejam interessados em desenvolver um negócio digital, pois apresenta as principais tecnologias e metodologias para tal. Não é necessário ter conhecimentos ou experiência prévia. Qualquer pessoa pode ter um negócio digital, desde que tenha a vontade e os conhecimentos necessários”. O professor referiu, ainda, que “pessoas desempregadas ou à procura duma mudança de carreira poderão perceber que criar um negócio digital é uma alternativa para obter ou mudar para um emprego que as realize. A criação deste tipo de negócios é uma alternativa para a pessoa, mas também para a economia.”.

O curso será composto por duas fases, a saber:

•  A primeira fase é aberta a 1.000 participantes que irão aprender acerca do papel que a experiência do cliente, a gestão de operações digitais, e os modelos e negócio têm na transformação digital de uma organização.
  • Aos 30 alunos com a melhor classificação na avaliação da 1.ª fase será dado acesso a dois níveis de especialização, em modo síncrono. Esta 2.ª fase do curso será dividida em dois módulos de aulas, correspondentes à expertise de cada um dos formadores do curso.
    A primeira parte será lecionada pelo professor Miguel Mira da Silva, abordando as principais tecnologias para desenvolver negócios digitais, e a segunda parte será dada pelo dr. Hugo de Sousa, que apresentará as principais metodologias para o desenvolvimento deste tipo de negócios.
    Finalmente, o último módulo do curso será composto por um projeto de grupo, onde os participantes poderão reforçar e aprofundar os conhecimentos adquiridos, pois ser-lhes-á pedido que desenvolvam um protótipo de novo negócio digital.

“No final do curso, os formandos conhecerão e saberão pôr em prática os fundamentos necessários para a criação de novos negócios digitais, dado que este curso fornece uma visão geral sobre o tema, culminando com a aplicação de conhecimentos na prática, garantindo, assim, que os formandos entendem como funciona todo o processo. Espera-se, por isso, que os alunos ganhem mais competências nesta área e mais vontade de criar um novo negócio digital”, revela o professor Miguel Mira da Silva. “Espero que terminem o curso satisfeitos e que tenham aprendido aquilo que desejavam, e gostado do que aprenderam”, acrescenta.

Tiago Guerra, Diretor Executivo do Técnico+, considera que este curso é extremamente relevante nos dias de hoje, devido à crescente transformação digital, dado que “é importante conhecer o contexto da transformação digital para poder aprender a desenvolver modelos de negócio digitais. Este curso oferece uma boa preparação nesta área, pois tem uma abordagem holística, indo desde a parte tecnológica, como páginas web e aplicações móveis, até à parte de metodologia, onde os formandos aprendem acerca de temas como a colaboração remota e o business model canvas, culminando com a realização dum projeto onde poderão pôr à prova os conhecimentos adquiridos.”

“Desenvolvemos esta parceria com o Banco Santander de forma a possibilitarmos o acesso ao curso a um maior público, abrangendo as pessoas que procuram formação pós-graduada na área digital e que necessitam de ajuda financeira para tal”, acrescenta Tiago Guerra.

Esta será a primeira edição do curso e espera-se que as candidaturas sejam de participantes com backgrounds diversos, que procurem desenvolver as suas capacidades dentro da área da transformação digital, que se projeta vir a crescer nos próximos anos.

+info.