ULisboa abre faculdade em Xangai

Aprovado no início de maio pelo Ministério da República Popular da China, a Universidade de Xangai vai acolher o projeto para a criação de uma faculdade, que inicia os primeiros cursos já em setembro.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) vai abrir uma faculdade na Universidade de Xangai com uma oferta educativa de 2º e 3º ciclos, começando pelas licenciaturas em engenharia civil, engenharia do ambiente e engenharia eletrotécnica. Em 2023 prevê-se, igualmente, a integração de três cursos de mestrado nas mesmas áreas do saber.

Numa primeira fase, desta faculdade farão parte 900 estudantes, um terço de professores da ULisboa, um terço de docentes da Universidade de Xangai e um terço a recrutar internacionalmente.

As aulas serão ministradas em inglês, tendo o português como segunda língua, com passagem por Lisboa, uma vez que está definido que os alunos frequentem uma parte do seu ciclo de estudos em Portugal.

A criação desta faculdade em Xangai simboliza um importante desenvolvimento na afirmação internacional da ULisboa, relativamente ao ensino.