A Universidade de Lisboa surge no 200º lugar de entre 1510 instituições de ensino superior avaliadas pela National Taiwan University (NTU). A Universidade deve esta pontuação, em parte, ao facto de ter obtido o primeiro lugar a nível nacional nos ramos das Ciências Naturais, Ciências Sociais e Engenharia, com o Técnico a incidir particularmente nesta última área.
De uma forma geral, o ‘ranking NTU’ classifica a produção científica das universidades e outras instituições de ensino, nos últimos 11 anos, com base numa avaliação feita em três frentes – a produtividade dos investigadores (número de artigos publicados); o impacto da investigação (número de vezes que os artigos são citados); e a sua excelência (número de artigos em revistas influentes da área, entre outros indicadores de qualidade). O processo de avaliação encontra-se descrito com detalhe em site próprio da NTU.
Entre as 25 disciplinas em que foi classificada, a Universidade de Lisboa surge no lugar cimeiro em 14, nomeadamente:
- Ambiente e Ecologia
- Ciência Animal e Vegetal
- Engenharia Civil
- Engenharia Computacional
- Engenharia Eletrotécnica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia da Energia
- Neurociências e Comportamento
- Química
- Geociências
- Matemática
- Física
- Economia e Gestão
- Ciências Sociais
Enquanto faculdade integrada nesta universidade, a produção científica da comunidade do Técnico terá contribuído para os resultados alcançados.