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(última actualização: 04 Outubro 2021)
Plano de Prevenção e Actuação
Plano de Prevenção e Atuação COVID 19 no Instituto Superior Técnico:
Para que a retoma à atividade presencial seja feita da forma mais segura possível foi elaborado um novo documento que procura orientar e ajudar a disseminar a informação necessária junto dos elementos da comunidade e dos visitantes da instituição.
- Matriz de fases de prevenção e contingência face ao COVID-19 (1 Março 2022)
- Plano de prevenção e atuação face ao COVID-19 (27 Maio 2021)
- Resumo do Plano de prevenção e atuação face ao COVID-19 (22 Janeiro 2021)
Nota: O Plano de Prevenção e Atuação está de momento em atualização, e será publicado uma nova versão o mais breve possível.
Informações aos alunos (em atualização)
Regresso das atividades escolares
Ano Letivo 2021/2022
As atividades letivas irão continuar em regime presencial em todas as tipologias de aulas, de acordo com os horários elaborados e disponibilizados.
Será necessário continuar a seguir as seguintes regras em todos os campi:
- o uso de máscara é obrigatório no interior de todos os campi do IST;
- é recomendada a desinfeção frequente das mãos e superfícies de contacto;
- as salas deverão manter-se de janelas abertas para promover uma elevada taxa de renovação do ar;
- deverá ser mantida distância física de segurança;
- os ajuntamentos de pessoas deverão ser evitados;
- as lotações dos espaços fechados, quaisquer que sejam, não podem ser ultrapassadas.
O programa de testagem a toda a comunidade irá ser mantido (e reforçado no arranque do ano letivo) como forma de prevenção, monitorização e quebra de eventuais cadeias de contágio que venham a surgir nos campi.
Mais informações
Recomendações específicas para a comunidade Técnico
Está prevista a manutenção de um conjunto de medidas de prevenção e contenção, a saber:
- Recomenda-se o auto-isolamento a todos aqueles que constituam casos suspeitos.
- Irá manter-se o reforço da limpeza dos espaços com recurso a soluções desinfectantes, dando especial destaque a elementos sujeitos a manipulação intensa (corrimãos, maçanetas/puxadores de portas, botões de elevadores, etc);
Mediante a evolução da situação epidemiológica e de acordo com indicações do Delegado de Saúde e/ou outras autoridades competentes, serão despoletadas medidas adicionais.
- No caso de qualquer membro da comunidade Técnico sentir algum dos sintomas do COVID19 em qualquer um dos Campi, ou residências, deve contactar os números de telefone indicados abaixo para ser encaminhado para a respetiva sala de isolamento. Na sala deverá contactar o SNS 24 – 808 24 24 24 e seguir as recomendações dadas.
- Campus Alameda: Sala 2.14 – Pavilhão de Ação Social (Serviços de Saúde) Ext.
2000 ou Telef. 218 418 000 - Campus do Taguspark: Sala 2N12.2 Ext.
5002 ou Telef.
214 233 202 - Campus Tecnológico e Nuclear: Sala do gabinete médico do CTN (pavilhão do LPSR)
Ext. 2000 ou Telef.
219 946 000 - Residências: Deverão entrar em contacto com os vigilantes ou através do número 218 418 000
- Campus Alameda: Sala 2.14 – Pavilhão de Ação Social (Serviços de Saúde) Ext.
Se apresentar sintomas em casa, não deve vir para o Técnico e deve também contactar o SNS 24 (808 24 24 24).
A partir do dia 30 de março 2020 os Serviços de Saúde passam a funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras das 9h às 15h com as seguintes valências:
- Clínica Geral – Segundas e quartas-feiras das 11h30m às 13h;
- Medicina Dentária – Urgências. Segunda-feira entre as 13h30 e as 15h00 e sexta-feira das 9h00 e as 13h;
- Ginecologia – Urgências. Com marcação;
- Psicologia – Sessões por Skype com o respetivo psicólogo. Poderão ser efetuados pedidos de primeira consulta (Skype);
- Enfermagem – Com Marcação.
As marcações deverão ser feitas preferencialmente por e-mail para saude@tecnico.ulisboa.pt. Os Serviços de Saúde informam que a Norma 003/2020 de 16/03, atualizada em 22/03, da DGS, Ponto 5.6, permite que os utentes medicados para patologias crónicas mantenham os medicamentos habituais mostrando uma receita antiga. Caso observem os seguintes sintomas:
- Febre;
- Tosse;
- Eventual dificuldade respiratória.
Devem contactar o SNS24 – 808 24 24 24.
Em caso de suspeita ou diagnóstico confirmado, deve reportar esta situação ao Instituto Superior Técnico, através do seguinte endereço de e-mail: COVID19@tecnico.ulisboa.pt, ou através do número 218 418 000.
Procedimento para acessos aos Campi
Regras para entrada e comportamento nos Campi
- Uso de máscara é obrigatório em toda a área do campus
- Respeitar as regras de circulação e de lotação de espaços estabelecidas nos edifícios
- Proibição de ajuntamentos (de acordo com orientações da DGS)
- Esteja atento aos horários de funcionamento estabelecidos para as diferentes atividades
Campus Tecnológico e Nuclear CTN, Sacavém
O acesso só será permitido a pessoas previamente autorizadas pela Gestão do Pólo de Loures.
Campus TagusPark, Oeiras
O edifício irá estar encerrado a pessoas exteriores ao Técnico.
- A partir de dia 1 de Junho de 2020 passam a estar abertos das 10h-18h os seguintes espaços para alunos do Técnico: salas 1.17 e 0.71.
- Será permitido acesso de docentes, funcionários, investigadores e alunos de doutoramento aos seus gabinetes durante o horário de expediente (8h-18h), bastando para isso apresentar-se na portaria e identificar-se através do cartão do Técnico (ou do instituto de investigação), ficando o segurança com o registo do nome e n.º mecanográfico. Não serão permitidos acompanhantes.
- Fora do horário de expediente, os vigilantes deverão ativamente intercetar quaisquer transeuntes dentro do edifício e dar indicação para saírem. Em caso de recusa, o vigilante deverá exigir que o elemento se identifique como fazendo parte da comunidade Técnico, registando o seu nome e n.º mecanográfico, bem como o motivo para a sua presença nas instalações. Caso não seja facultada esta informação, o vigilante deve comunicar de imediato a Daniel Santos (daniel.neves@tecnico.ulisboa.pt).
Campus Alameda, Lisboa
- A partir de dia 1 de Junho passam a estar abertos das 10h-18h os seguintes espaços para alunos: Espaço 24h (“aquário”), no Pavilhão de Civil, as salas 5 e 9 do Espaço LTI-DSI, no Pavilhão do Jardim Norte
- Durante o horário de expediente (08h-18h), poderão circular pessoas no Campus. Os elementos da comunidade Técnico Lisboa (apenas docentes, investigadores, alunos de doutoramento/mestrado ou funcionários) poderão aceder aos edifícios e circular até onde o seu cartão e/ou chave lhe permitam. Nos casos em que houver autorização do NSHS para acesso a espaços (seja da comunidade IST, seja fora desta), o vigilante irá verificar se existe autorização para este efeito. Estas situações apenas serão permitidas mediante autorização prévia a conceder pelo CG que devem ser do conhecimento do vigilante para autorização. Independentemente desta autorização, todos os acessos desta natureza são registados pelo vigilante e reportados ao NSHS.
- Fora do horário de expediente, os vigilantes irão ativamente intersetar quaisquer transeuntes (fora ou dentro das instalações) e dar indicação para saírem do Campus. Em caso de recusa, o vigilante irá exigir que o elemento se identifique como fazendo parte da comunidade IST, registando o seu nome e n.º mecanográfico, bem como o motivo para a sua presença nas instalações. Caso não seja facultada esta informação, o vigilante deve comunicar de imediato ao NSHS.
Impacto nos Recursos Humanos:
Comunicação com a Direcção de Recursos Humanos
- Sem prejuízo dos atos formais que obriguem à utilização de suporte físico documental, torna-se preferencial em toda a comunicação com a DRH a utilização de documentos em suporte digital (pdf ou imagem), utilizando para tal o sistema de RTs implementado (https://drh.tecnico.ulisboa.pt/contactos/); nesta comunicação digital incluem-se, por exemplo, atestados médicos, licenças de parentalidade ou reembolsos ADSE, devendo sempre ser guardados os documentos originais para posterior entrega no atendimento presencial da DRH; qualquer correção será feita à posteriori quando cessar a perturbação do normal e regular funcionamento do IST.
- Para além do uso preferencial do sistema de RTs, nesta fase, os serviços da DRH vão ter apenas atendimento não presencial, disponível através do telefone 218417033 (extensão 1033) ou, alternativamente, da conta skype “DRH-IST” (10:00 às 12:30; 14:00 às 16:30).
Plano de desconfinamento do Técnico Lisboa
Comunicado do Presidente do Instituto Superior Técnico à comunidade
Comunicados do Técnico sobre o COVID-19
- Comunicado COVID – 19 (42) (1 Março 2022)
- Comunicado COVID – 19 (41) (15 Janeiro 2022)
- Comunicado COVID – 19 (40) (7 Janeiro 2022)
- Comunicado COVID – 19 (39) (23 Dezembro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (38) (23 Dezembro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (37) (26 Novembro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (36) (10 Novembro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (35) (8 Setembro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (34) (18 Junho 2021)
- Comunicado COVID – 19 (33) (27 Maio 2021)
- Comunicado COVID – 19 (32) (10 Maio 2021)
- Comunicado COVID – 19 (31) (3 Maio 2021)
- Comunicado COVID – 19 (30) (13 Abril 2021)
- Comunicado COVID – 19 (29) (12 Abril 2021)
- Comunicado COVID – 19 (28) (26 Março 2021)
- Comunicado COVID – 19 (27) (8 Fevereiro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (26) (29 Janeiro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (25) (26 Janeiro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (24) (22 Janeiro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (23) (23 Janeiro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (22) (14 Janeiro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (21) (13 Janeiro 2021)
- Comunicado COVID – 19 (20) (24 Novembro 2020)
- Comunicado COVID – 19 (19) (9 Novembro 2020)
- Comunicado COVID – 19 (18) (3 Novembro 2020)
- Comunicado COVID – 19 (17) (1 Novembro 2020)
- Comunicado COVID – 19 (16) (28 Outubro 2020)
- Comunicado COVID – 19 (15) (30 Julho 2020)
- Comunicado COVID – 19 (14) (9 Maio 2020)
- Comunicado COVID – 19 (13) (3 Maio 2020)
- Comunicado COVID – 19 (12) (26 Abril 2020)
- Comunicado COVID – 19 (11) (10 Abril 2020)
- Comunicado COVID – 19 (10) (22 Março 2020)
- Comunicado COVID – 19 (9) (13 Março 2020)
- Comunicado COVID – 19 (8) (12 Março 2020)
- VIDEO Comunicado do Presidente do Instituto Superior Técnico à comunidade (12 Março 2020)
- Comunicado COVID – 19 (7) esclarecimento (10 Março 2020)
- Comunicado COVID – 19 (7) (10 Março 2020)
- Comunicado COVID – 19 (6) (9 Março 2020)
- Comunicado COVID – 19 (5) (5 março 2020)
- Comunicado COVID – 19 (4) (2 março 2020)
- Comunicado COVID – 19 (3) (2 março 2020)
- Comunicado COVID – 19 (2) (1 março 2020)
- Decisão do Conselho de Gestão de preparar um plano de contingência de acordo com as diretivas da Direção-Geral da Saúde e enviar uma informação à Escola (1) (20 fevereiro 2020)
Comunicados da Reitoria da Universidade de Lisboa sobre o COVID-19
Saúde Mental e Apoio Psicológico
LAPIS – Linha de Apoio Psicológico da Universidade de Lisboa
A LAPIS – Linha de Apoio Psicológico da Universidade de Lisboa presta ajuda durante a pandemia de COVID-19. Criada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e dirigida a toda a comunidade da ULisboa, pode ser utilizada de segunda a sábado entre as 10h e as 18h. Os colaboradores desta linha são psicólogos com uma vasta experiência clínica e de intervenção em crise que podem ajudar os membros da nossa comunidade a lidar melhor com as suas incerteza, medos e ansiedades.
NDA — Núcleo de Desenvolvimento Académico do Técnico
No site e na página Facebook do NDA (Núcleo de Desenvolvimento Académico do Técnico) estão disponíveis de recursos de apoio para algumas das situações mais recorrentes neste contexto pandémico. O NDA tem como missão potenciar o desenvolvimento integral dos estudantes, docentes e investigadores, promovendo a integração e o sucesso académico dos estudantes e contribuindo para a melhoria contínua dos processos de Ensino e Aprendizagem.
SNS24 – Aconselhamento psicológico
O serviço de Aconselhamento psicológico no SNS 24 pode ser usado através do 808 24 24 24 e pretende dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde (que se encontrem a prestar cuidados de saúde). O serviço está disponível 24h/dia, 7 dias por semana e é realizado por psicólogos clínicos. Estes profissionais de saúde desenvolvem uma abordagem focada na intervenção psicológica no contexto de crise.
Mais informações
Quaisquer novas instruções aplicáveis à Administração Pública, em geral, ou às Instituições de Ensino Superior Publico, em particular, serão imediatamente comunicadas à comunidade do Técnico, nomeadamente os mecanismos de justificação de ausência, caso tal situação se coloque.
A comunidade Técnico será informada sobre toda e qualquer nova medida ou desenvolvimento relativos a este assunto.
Contactos
Contacto preferencial para informações relativa ao coronavírus/COVID-19 no Técnico é o email. Pedimos que sejam indicados os seguintes campos:
- IST-ID
- Nome e apelido
- Aluno/Docente/Funcionário/Outro
- Realizou o teste à COVID-19? no IST? (Convocatória aleatória, sintomas, contacto com alguém infetado)
- Quando sentiu os primeiros sintomas? (se aplicável)
- Esta semana esteve presencialmente em algum dos campi do IST? Se sim, agradecemos que nos indique: quando esteve, em que locais esteve e se em algum desses locais removeu a máscara.
- Esteve próximo de alguém da comunidade do IST, sem máscara? Esteve próximo de alguém da comunidade do IST, com máscara, mas a menos de 2metros, durante longos períodos de tempo (+ de 15 minutos)?
- Indique o nome e contacto (se possível) das pessoas de quem esteve próximo.
- Informou algumas destas pessoas, quando soube que estava infetado? Quais?