110 Histórias, 110 Objetos – A revista “Técnica”

Podcast

No podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede de Podcasts do jornal Público.

Episódio de hoje, 24 de dezembro de 2021: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – A revista “Técnica”.

A revista “Técnica” foi durante décadas uma das publicações mais importantes da área da Engenharia em Portugal. Publicada entre 1915 e 1998, acumula no seu interior quase 5000 artigos de professores, investigadores e alunos nacionais, espalhados por quase 500 edições. Das notícias sobre o Técnico e o ensino até aos artigos de caráter científico, muitos foram os caminhos seguidos pela publicação. A “Técnica” destacou-se também pelas fotografias de capa, que se assumem como um testemunho da história da Engenharia portuguesa da importância que o Técnico teve no desenvolvimento industrial do país durante a maior parte do século XX.
Mas nem só de passado vive esta publicação. Por iniciativa da Associação dos Estudantes (AEIST) voltou a ser publicada em novembro de 2021, numa versão com cara nova e totalmente digital.

A história da revista “Técnica” no 26.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3mlJVWv | 110.tecnico.ulisboa.pt

Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB