Como arde uma vela?
Para que serve o pavio de uma vela? O que faz a vela arder? Como é que as velas funcionam? E, em tempos de Covid-19, como podemos apagar as velas de um bolo de aniversário sem soprar?
Sábado, dia 24 de abril 2021, às 11h, no Facebook do Técnico, teremos connosco João Ventura, investigador do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) do Instituto Superior Técnico que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas em direto – com velas a arder!
Enviem-nos as vossas questões – ou a das vossas crianças – por e-mail (por escrito ou por áudio para explicame@tecnico.ulisboa.pt), indicando o nome e idade, até à véspera do programa ou coloquem a questão em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook @tecnico.ulisboa.pt.
Biografia
João Ventura é engenheiro mecânico pelo Instituto Superior Técnico e fez o doutoramento na Universidade de Sheffield, Reino Unido. Como professor no IST lecionou diversas disciplinas, entre as quais Termodinâmica, Segurança Industrial e Riscos Naturais e Tecnológicos. Fez investigação na área dos Incêndios – Florestais e Urbanos – tendo participado em diversos projetos nacionais e europeus. Desde a sua aposentação, fez um mestrado em Comunicação de Ciência e está a preparar um livro de divulgação sobre Combustão, baseado no projeto final do mestrado. Também escreve ficção especulativa, tendo publicado uma coletânea de contos, e estando representado em várias antologias editadas em Portugal e no Brasil.
SOBRE O PROGRAMA
“Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas – mesmo à distância. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem. As conversas decorrem aos sábados, serão transmitidas em direto no Facebook e ficam disponíveis em diferido para ver ou rever.
“Explica-me como se tivesse cinco anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos”
- 24 abril 2021 (Ep.18)
João Ventura, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+).
• Próxima edição: 22 maio 2021
Rogério Colaço, Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC).
• Edições anteriores
E se eu quiser fazer um robot? | Ep.1
Isabel Ribeiro, Instituto de Sistemas e Robótica Técnico (ISR Lisboa)
O zero é um número par ou ímpar? | Ep.2
Ana Moura Santos, Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações -Técnico (CEAFEL)
O Universo tem fim? | Ep.3
Pedro Abreu, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP)
O ar é de todos? | Ep.4
Marta Almeida, Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Há vida noutros planetas? | Ep.5
Zita Martins, Centro de Química Estrutural (CQE)
Podem as máquinas pensar? | Ep.6
Arlindo Oliveira, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
Será que um gato pode tornar um computador mais rápido? | Ep.7
Yasser Omar, Instituto de Telecomunicações (IT)
De que é feito o espaço? | Ep.8
Ricardo Schiappa, Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Qual é a cor do cavalo branco de Napoleão? | Ep.9
Ana Mourão, Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Por que é que as moléculas gostam de namorar em espaços apertados? | Ep.10
Moisés Pinto, Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Porque é que a terra treme? | Ep.11
Mónica Amaral Ferreira, Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade (CERIS)
Porque brilham os pirilampos? | Ep.12
Vasco Bonifácio, Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
De que coisas são feitas as coisas? | Ep.13
Ivo de Medeiros Varzielas, Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP)
Qual é a luz mais brilhante que existe? | Ep.14
Gonçalo Figueira, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Porque é que os computadores são cada vez mais pequenos? | Ep.15
Susana Cardoso de Freitas, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN).
Como é que se escolhe o melhor caminho? | Ep.16
Tânia Ramos, Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST).
O que é preciso para fazer um motor elétrico? | Ep.17
Pedro Brogueira, Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA).
Mais sobre o programa em explicame.tecnico.ulisboa.pt.
Este ciclo é uma iniciativa do “ComunicaCiência” – Grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Instituto Superior Técnico.
UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO NO COMUNICACIÊNCIA
Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL)
Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos (CAMGSD)
Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA)
Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC)
Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN)
Centro de Engenharia e Tecnologia Naval e Oceânica (CENTEC)
Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST)
Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+)
Centro de Física e Engenharia de Materiais Avançados (CeFEMA)
Centro de Física Teórica das Partículas (CFTP)
Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT)
Centro de Química Estrutural (CQE)
Centro para a Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA)
Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA)
Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB)
Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa (INESC-ID)
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores para os Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN)
Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN)
Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa)
Instituto de Telecomunicações (IT)
Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade(CERIS)
Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas (LIP).