MasterTalk do Técnico – Departamento de Engenharia Informática

Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda

Dia 16 de novembro, às 17h15, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico

Data: 16 de novembro
Hora: 17h15
Local: Centro de Congressos, Campus Alameda, Pavilhão de Civil (Piso -1)
Participar: mediante Inscrição (gratuita)

Conhecer os mestrados do Departamento de Engenharia Informática do Técnico, os professores, os estudantes e todas as oportunidades que se abrem quando se vem estudar para o Técnico.

Programa:

17h15 | Abertura de portas
17h30 | Palestra: Prof. Arlindo Oliveira (30min + questões)
18h30 | Conhecer os cursos com estudantes, professores e oportunidades (apoios, bolsas, internacionalização)
19h30 | Fim do evento

Palestra:

Inteligência artificial, aprendizagem automática e bioinformática, vamos percorrer os projetos desenvolvidos pelo professor nos últimos 35 anos, com foco nos desenvolvimentos da última década relacionados com a aprendizagem profunda.

Arlindo Oliveira nasceu em Angola e viveu em Moçambique, Portugal, Suíça, Estados Unidos (Califórnia e Massachusetts) e Japão. Tem uma licenciatura pelo Instituto Superior Técnico e um doutoramento pela Universidade da Califórnia em Berkeley. É professor catedrático do Técnico, presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC), administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos, investigador do INESC-ID, membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Consultivo do Painel de Ciência e Tecnologia do Parlamento Europeu (STOA). Publicou quatro livros, traduzidos em diversas línguas, e centenas de artigos científicos e de divulgação. Foi administrador de diversas empresas e instituições e presidente do Técnico, da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e do INESC-ID. Foi diretor do nó português da rede europeia de dados biológicos ELIXIR, professor visitante no MIT e da Universidade de Tóquio, e investigador do CERN, do INESC, dos Cadence Research Laboratories e do Electronics Research Lab em Berkeley. É membro da Academia da Engenharia e membro sénior do IEEE. Recebeu diversos prémios e distinções, entre os quais o prémio Universidade Técnica de Lisboa / Santander por excelência na investigação, em 2009. No Instituto Superior Técnico, leccionou, entre outras, as disciplinas de Fundamentos da Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Análise e Síntese de Algoritmos, Aprendizagem Automática, Arquitectura de Computadores, Biologia Computacional e Algoritmos Avançados.

Mestrados do Departamento de Engenharia Informática:

Mais sobre as MasterTalks:

Da Engenharia à Arquitetura, de Aeroespacial à Bioengenharia, da Física Tecnológica a Civil, da Eletrónica à Química, dos Recursos Naturais à Informática, da Gestão às Tecnologias Nucleares, passando pela Matemática, no Instituto Superior Técnico há 33 mestrados à tua espera.

Todos os meses, podes vir conhecer os professores, projetos de estudantes e todas as oportunidades que há para quem estuda connosco. Sempre às quintas feiras, às 17h15, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Programa completo