O Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), uma unidade de investigação associada do Técnico, e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) concordaram em promover um programa de bolsas de doutoramento em física de altas energias e noutros domínios científicos e tecnológicos relevantes para a participação portuguesa no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) e/ou a correspondente transferência de conhecimento para a sociedade.
Serão considerados dois domínios:
- Física de Partículas e Astropartículas e domínios científicos associados;
- Tecnologias associadas à participação portuguesa no CERN e sua transferência para a sociedade.
O número máximo de bolsas a conceder na presente edição será 9 (nove), sendo 6 (seis) com prioridade no primeiro domínio e 3 (três) com prioridade no segundo domínio. A concessão da bolsa encontra-se dependente da entrega de todos os documentos solicitados e da disponibilidade orçamental da FCT.
Não são elegíveis a bolsas financiadas pela FCT no presente programa, os cidadãos que já tenham beneficiado, para o mesmo fim, de idêntico tipo de bolsa diretamente financiada pela FCT.
Este programa insere-se na rede de Programas de Doutoramento IDPASC (International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology).
- Destinatários
As bolsas de investigação para doutoramento destinam-se a candidatos inscritos ou a candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor numa Universidade portuguesa e que pretendam desenvolver atividades de investigação em física de altas energias ou domínios afins, tendo como instituição de acolhimento o LIP ou uma Instituição Portuguesa que celebre previamente com o LIP um protocolo de associação ao Programa de doutoramento Portugal – CERN. As bolsas de doutoramento serão orientadas por orientador designado pela entidade de acolhimento e podem ser coorientadas por orientadores de outras instituições. Contudo, um dos orientadores terá de estar associado à instituição universitária que confere o grau académico, e no caso de bolsas mistas, um dos coorientadores terá de estar associado à instituição de acolhimento estrangeira. - As bolsas de doutoramento a conceder são de tipologia “bolsas no país” ou “bolsas mistas”.
- O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (conforme se trate de bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente).
Submissão de candidaturas pelos estudantes – 29 de março a 10 de maio de 2021, 17h (hora de Lisboa).
Contacto:
idpasc.pt-cern@lip.pt