Campus e Comunidade

6 laboratórios de Informática renovados graças à aliança do Técnico com o tecido empresarial

A inauguração decorreu esta quarta-feira e reuniu a comunidade do Técnico e os representantes das 6 empresas que apoiaram esta renovação.

Seis laboratórios renovados, com traços modernos, cheios de cor, e equipados com tudo o que os alunos precisam no processo de aprendizagem foram inaugurados esta quarta-feira, 15 de dezembro. A transformação destes espaços dos pisos 2 e 3 do Pavilhão de Informática I só foi possível graças ao contributo da DeloitteSKYXpand ITSonae MCAccenture e Novabase/Celfocus.  Os representantes das empresas não faltaram à cerimónia de inauguração, conhecendo em primeira mão o resultado desta ação concertada que se reflete diretamente na melhoria das condições de ensino oferecidas aos alunos do Departamento de Engenharia Informática (DEI).

Os corredores que dão acesso aos laboratórios despertariam imediatamente à atenção pelo tom quente que adquiriram.  As fitas azuis em cada uma das portas tornavam clara a tarefa que esperava o Dr. António Lagartixo (CEO da Delloite), o engenheiro António Vieira (diretor do Sky Technology Centre- Portugal), o engenheiro Rui Maia (partner da Xpand IT), a engenheira Susana Mata (administradora da Accenture), o engenheiro Bruno Mourão (Head of IT Transformation and IT Strategy & Experimentation da  Sonae MC), e o engenheiro Álvaro Ferreira ( Board Member at Novabase S.G.P.S).

Ladeados pelo presidente do Técnico, cada um dos representantes das empresas inauguraria o respetivo laboratório. Depois da porta, encontravam-se espaços amplos com as marcas, os lemas das empresas, e alguns reptos de futuro a dar vida às paredes. As expressões de satisfação, e alguma surpresa, invadiram muitos dos rostos da comitiva que participou na cerimónia de inauguração.  Após a contemplação, os elogios à mudança, cada um dos representantes acabaria por proferir algumas palavras sobre as motivações desta parceria, destacando as várias dimensões em que a mesma se desenrola e a forma como esta aliança pode continuar a crescer.

Representantes das empresas sublinham vontade de continuar a colaborar e apoiar o Técnico

Depois de agradecer a oportunidade de fazer parte deste projeto, o engenheiro António Lagartixo reiterava o apoio e o interesse da Deloitte em continuar a colaborar com o Técnico, tanto neste domínio como em outros. “Do lado da Deloitte, a tecnologia é uma coisa absolutamente crucial, cada vez mais, não só a nível nacional como internacional e, portanto, temos todo o interesse em que haja mais e melhores recursos formados com aquelas que são as competências que o mercado hoje pede”, frisou.

Aos olhos de um antigo aluno a mudança nestes espaços é ainda mais “emocionante”, e o engenheiro António Vieira não se coibiu de o expressar, lembrando que no seu percurso como estudante do Técnico “me batia pela qualidade do ensino e da infraestrutura”. “É um enorme prazer estar aqui a representar a SKY e poder contribuir para melhorarmos as condições que damos aos alunos porque precisamos deles nas nossas empresas”, disse.

O engenheiro Rui Maia, também alumnus da Escola, denotou de igual modo a satisfação por poder impactar a mudança num espaço de que também ele já usufruiu. “Dá-me muito prazer vir aqui visitar estas instalações e de alguma forma perceber que aquilo que nós sentíamos quando entrávamos aqui certamente será agora diferente para os atuais alunos com estas condições renovadas dos laboratórios”, disse.

Em nome da Accenture, a engenheira Susana Mata agradeceu a oportunidade de fazer parte deste projeto e salientou o valor dos recursos humanos nacionais, reconhecendo o papel que o Técnico tem neste nível de excelência. “A minha experiência é que as universidades portuguesas formam muitíssimo bem os nossos alunos, e que se destacam muito a nível internacional, nunca tive problemas nenhuns em colocar essas pessoas em ambientes internacionais pelo mundo fora”, afirmou.

Para o engenheiro Bruno Mourão, também antigo aluno da Escola, é um “orgulho sentir e ver toda esta transformação a acontecer”. Recordando que a colaboração entre o Técnico e a Sonae MC tem acontecido de forma mais casuística, e que a relação “tem vindo a florescer” ao longo dos anos, o antigo aluno sublinhou o intuito da empresa em prosseguir esta colaboração “seja nas teses de mestrado, na inovação, ou neste tipo de desafios”.

“Vemos com muito agrado esta iniciativa conjunta com outras empresas”, começava por destacar o engenheiro Álvaro Ferreira, já dentro do laboratório patrocinado pela Celfocus, empresa do grupo Novabase. Recordando a “fortíssima ligação” da empresa ao Técnico desde a sua génese, salientou que “ainda hoje os antigos alunos do Técnico são uma peça fundamental na nossa equipa, e esperamos que isso continue a acontecer”. “Recebemos com muito bom agrado todas as pessoas que aqui são formadas e esperamos que este nosso pequeno contributo, porque temos a noção que muito mais se pode fazer, ajude o Técnico a criar pessoas de exceção como sempre criou”, colmatou o membro da direção da Novabase.

Professor Rogério Colaço: “estamos aqui a comemorar a efetivação deste reconhecimento por parte do tecido empresarial daquilo que o Técnico lhes pode dar”

Antes do emblemático momento de inauguração de cada um dos espaços, os representantes das empresas, assim como vários docentes, investigadores do DEI e de outros departamentos da Escola juntaram-se no Salão Nobre do Técnico. O presidente do Técnico, Rogério Colaço, o vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, e o presidente do DEI, professor Nuno Nunes, foram os porta-vozes da gratidão às empresas que apoiaram a remodelação.

Na sua intervenção, o professor Rogério Colaço, presidente do Técnico, lembrou o “quadro financiamento extremamente exigente e complexo de gerir” das instituições de ensino superior públicas e que impede a Escola de investir nas suas infraestruturas.

No entanto, e como sublinhou o docente, o Técnico não se acomodou e buscou arranjar soluções, encontrando nestas parcerias o apoio para melhorar as suas condições de ensino. “Hoje é um dia transformador porque simbolicamente estamos aqui a comemorar a efetivação deste reconhecimento por parte do tecido empresarial daquilo que o Técnico lhes pode dar nomeadamente através do talento que forma e que põe à sua disposição”, referiu.

O professor Rogério Colaço assumiu ainda a sua esperança de “que este evento seja apenas o primeiro de muitos outros que irão acontecer no futuro e que permitirão ao Técnico fazer ainda melhor aquilo que sabe fazer: formar talento que transforma um país”.

 

Galeria de fotografias do evento