Campus e Comunidade

8.ª sessão do programa Contigo+ assinala Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Para assinalar a efeméride de 11 de fevereiro, Técnico organizou reflexão sobre o envolvimento das mulheres nas áreas de ciência e tecnologia.

No dia 11 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, uma iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas. Para assinalar o acontecimento, a 14 de fevereiro, a 8.ª sessão do programa Contigo+ do Instituto Superior Técnico contou com apresentações de Petra Rudolf e Anália Torres incidindo sobre o papel das mulheres no passado, presente e futuro da ciência e tecnologia. A estas apresentações somou-se um painel de discussão que abordou problemas que as mulheres e raparigas enfrentam atualmente e no qual houve participação ativa da assistência.

Não é a primeira vez que Petra Rudolf dá uma palestra no Instituto Superior Técnico. A professora especialista em Física do Estado Sólido da Universidade de Groningen já partilhara em 2020 uma reflexão sobre ‘preconceito inconsciente’ e, antes disso, uma IST Distinguished Lecture dedicada a motores moleculares. Desta vez, Rudolf trouxe uma ‘Perspetiva Histórica das Mulheres na Ciência’, listando dezenas de exemplos de mulheres que, ao longo dos séculos, contribuíram para avanços nas mais diversas áreas científicas – desde Hildegard von Bingen, no século XII, até Agnes Pockels, na viragem para o século XX.

Anália Torres é professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), tendo apresentado os resultados do estudo Gender Equality in Higher Education Institutions (GE-HEI). Entretanto concluído, o projeto teve como objetivo “identificar fatores que explicam desigualdades de género” e “desenvolver novos conhecimentos, ferramentas e métodos que possam promover a igualdade de género no ensino superior português”. Entre outras informações, destacou o facto de que, em Portugal, as mulheres representam metade do pessoal académico, perfazendo, no entanto, menos de um terço do pessoal no topo de carreira.

Este evento contou também com um painel de discussão moderado por Beatriz Silva, professora do Técnico e cocoordenadora do grupo Gender Balance da Escola. Para além das duas palestrantes, este painel contou também com a participação de Luís Oliveira e Silva, docente e presidente do Conselho de Escola, e Catarina Botelho, alumna do Técnico e uma das vencedoras da 6.ª edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo. Durante a conversa, foram destacadas algumas das medidas que o Técnico implementou nesta área, como a dispensa, no caso dos docentes, de lecionar no semestre imediatamente a seguir ao término da sua licença parental.

Fotogaleria.