Uma semana a explorar a abrangência e a versatilidade da Engenharia de Materiais

Estudantes do ensino secundário, da área de Ciências e Tecnologia, conhecem as variadas aplicações do curso através de um lote divertido e diversificado de experiências.

Seguindo as setas espalhadas pelo pavilhão central, são vários os grupos de alunos do ensino secundário que desde ontem, 15 de fevereiro, procuram o caminho do “Explora os materiais”. A iniciativa é do NEMat – Núcleo de Estudantes de Engenharia de Materiais, e uma das mais conhecidas do Técnico, quer pela sua antiguidade quer pelo número de escolas que cativa. O objetivo é “promover a Engenharia dos Materiais e puxá-los para o Técnico”, explica Bruno Machado, presidente do NEMat e um dos responsáveis pelo evento que decorre no Salão Nobre do Técnico.

Contando, entre outros, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, que se fez representar na sessão de abertura, e de outras parcerias, “a organização tenta todos os anos dar uma nova envolvência ao evento”, refere Bruno Machado. Este ano não foi exceção: outros materiais, novas aplicações à realidade embrulhadas em experiências renovadas. “Nós queremos desconstruir um bocadinho a ciência, mas também queremos que eles vejam e percebam as aplicações na vida real, e percebam o quão importante é a Engenharia de Materiais”, vinca o presidente do NEMat.

De banca em banca, e durante duas horas, vários materiais com nomes complexos são desvendados através de cerca de 20 experiências. O entusiasmo aumenta quando os estudantes percebem que os podem tocar e os associam às várias aplicações, seja um colete à prova de bala ou um capot de um carro. O centro das atenções tende a ser a impressora 3D, onde passo a passo o olhar curioso é saciado com os vários passos até à impressão. “O objetivo aqui é mostrar que o nosso curso é muito transversal, à química, à física e à mecânica. Conseguimos sempre cativá-los com esta diversidade de experiências e áreas”, afirma Bruno Machado.

Nesta edição do “Explora os Materiais”, que se prolonga até ao próximo dia 21 de fevereiro, está prevista a participação de mais de 1030 alunos. Alguns deles podem mesmo acabar por voltar daqui a uns meses como alunos do curso ou monitores, como aliás tem vindo a acontecer: “temos até casos de monitores que em outras edições foram participantese agora repetem a experiência do outro lado”, partilha Bruno Machado.