Campus e Comunidade

Academia das Ciências de Lisboa elege cinco professores do Técnico como sócios correspondentes

Academia das Ciências de Lisboa acolheu juramentos em sessão a 3 de julho.

Com juramento a 3 de julho, mais cinco nomes juntar-se-ão ao rol de professores do Instituto Superior Técnico eleitos como sócios correspondentes da Academia de Ciências de Lisboa.

A Academia é constituída por duas classes – Ciências e Letras –, com cada uma destas a dividir-se em nove secções. Os sócios são escolhidos entre os cidadãos de nacionalidade portuguesa com obra científica ou literária produzida. Aos sócios correspondentes, cabem os deveres de comparecer nas sessões plenárias, tomar parte nos trabalhos da Academia e incrementar as atividades das secções a que pertençam.

Integram a lista de novos sócios correspondentes na Secção de Ciências, no ano de 2025:

A Academia das Ciências tem por finalidade praticar e incentivar a investigação científica, estimular o enriquecimento e o estudo das demais formas de cultura nacional, colaborar em atividades de educação e ensino e contribuir com investigação para a valorização e discussão de ideias.

Em janeiro deste ano, Isabel Sá-Correia, professora emérita do Instituto Superior Técnico, foi eleita Secretária-geral e secretária da Classe de Ciências da Academia das Ciências de Lisboa para o biénio 2025-2026. Assumiram também funções na Academia das Ciências de Lisboa os professores do Técnico Luís Oliveira e Silva (Tesoureiro) e, como representantes da Classe de Ciências, Hélder Rodrigues (Direção do Arquivo Histórico), Carlos de Sousa Oliveira (Comissão do Património) e Isabel Ribeiro (Comissão de Publicações).

Nos últimos anos, vários têm sido os investigadores do Técnico eleitos para a Academia. 2024 viu tornarem-se sócios correspondentes Teresa Peña, Nuno Maulide, Arlindo Oliveira, Paulo Mateus e Ana Tostões, bem como Luís Oliveira e Silva no papel de membro efetivo. Em 2023, tornaram-se sócios efetivos Hélder Rodrigues, Isabel Sá Correia e Mário Figueiredo. Como sócios correspondentes, no mesmo ano, a Academia elegeu André MartinsAna Patrícia GonçalvesCarlos Fernandes, Isabel Ribeiro e José Borbinha. No ano anterior, 2022João Pedro Conde, Carlos de Sousa Oliveira, António Reis, José Fonseca de Moura e Rui Silva Martins tornaram-se sócios efetivos, enquanto Miguel Tribolet de Abreu, Vitor CardosoYasser OmarMaria Fátima Guedes SilvaJosé Santos-Victor e Mário Silveirinha integraram a lista de sócios correspondentes. A lista completa pode ser consultada no site do Academia da Ciências de Lisboa.