Campus e Comunidade

Alumna do Técnico distinguida com o Prémio Excelência em Engenharia

Rita Moura, antiga aluna de Engenharia Civil, atualmente diretora de inovação na Teixeira Duarte, foi galardoada com o “Prémio de Excelência” na categoria de Engenharia. A antiga aluna foi uma das personalidades distinguidas pelos Prémios Construir 2021.

Ao receber este reconhecimento, Rita Moura é invadida por dois sentimentos contraditórios: “por um lado insegurança, sinto que existem muitos engenheiros que mereciam mais do que eu, por outro sinto uma grande honra e gratidão por me ter sido atribuído este prémio tão prestigiado pelo Construir”, confessa.

A antiga aluna considera que o “sucesso particularmente expressivo nos últimos 2 anos, das associações a que presido, a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção/Cluster Arquitetura, Engenharia e Construção e Laboratório colaborativo Built CoLAB”, podem ter contribuído para esta distinção. De forma agregada, as duas associações contam já com “cerca de 30 colaboradores altamente qualificados, dedicados à transformação digital e sustentável do setor”, tal como destaca Rita Moura. “Vimos recentemente aprovados grandes projetos Nacionais – o Programa Mobilizador, Digital Innovation Hub, Qualificação, Internacionalização, Protocolo com o Fundo Ambiental –  e Internacionais – Metabuilding, Towards Green Transition”, acrescenta, em seguida, a líder das associações.

Para além disto, a engenheira acredita que pode ter influenciado este reconhecimento o fato de ter sido nomeada como “membro permanente do Partnership Board da Built4People do Horizon Europe, o maior programa Europeu de incentivo a atividades de Investigação e Desenvolvimento para o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção”.

Com uma carreira sólida, Rita Moura considera que a excelência que pauta o seu percurso profissional “é mérito da Teixeira Duarte” que pretende que seja “reconhecida como uma empresa de referência na Europa, responsável e inovadora e preferida pelos melhores clientes”.  Este é também o seu grande objetivo em relação a todo o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção português, que “pretendo que seja uma referência e um exemplo a seguir na Europa, porque acredito que as dinâmicas colaborativas nos levam a todos e mais longe, principalmente em países pequenos como é o nosso caso”. Para que não restem dúvidas, sublinha: “almejo conseguir que o que faço tenha impacto positivo e substancial, pretendo contribuir par a construção de um Mundo melhor”.

Os Prémios Construir, que vão já na 14.ª edição, foram criados com o objetivo de homenagear e celebrar o esforço e talento de empresas e profissionais dos diversos setores da Construção. Os Prémios Excelência procuram distinguir percursos ímpares nas áreas da Arquitetura, Engenharia, Mobiliário e Construção.

Os galardões foram entregues numa cerimónia realizada no dia 13 de dezembro, no Cineteatro Capitólio, no emblemático Parque Mayer, em Lisboa.